São Paulo – A partir deste mês, os clientes da Nascimento Turismo que viajarem ao Oriente Médio e ao Norte da África contarão com o apoio de um call center para questões emergenciais com atendentes habilitados a falar em português, para o atendimento ao viajante, e em árabe, para a resolução de problemas no idioma local.
“O passageiro chega ao aeroporto e não encontra a pessoa com a plaquinha com o nome dele para o serviço de transfer. Ele liga [para o call center] e nós encontramos a pessoa”, explica Cleiton Feijó, diretor-comercial da operadora, sobre o funcionamento do serviço. Outro exemplo mencionado por ele é o de casos em que os funcionários do hotel não encontram a reserva feita em nome do hóspede. “A pessoa [o atendente do call center] vai falar a língua dele [funcionário do hotel] e explicar como está feita sua reserva para você entrar”, diz o executivo.
Podem parecer questões simples, mas o serviço de atendimento ao viajante da Nascimento Turismo, que hoje é prestado nos idiomas português, inglês e espanhol, recebe uma média de 90 ligações por mês durante a baixa temporada e 150 ligações mensais na alta temporada. São chamadas de turistas com algum tipo de dificuldade em suas viagens. Os exemplos mencionados por Feijó são as ocorrências mais comuns entre os viajantes da operadora.
A ampliação do número de idiomas nos quais os atendentes do call center poderão prestar serviço se deve a uma parceria fechada com a empresa espanhola Travel Help, especializada em assessoramento e apoio logístico ao viajante por telefone. Os funcionários da companhia espanhola estão capacitados para fazer atendimento em seis línguas: português, inglês, espanhol, árabe, italiano e francês.
“Enxergamos a oportunidade de oferecer um benefício mais encorpado”, afirma Feijó, sobre a adição de novos idiomas no atendimento aos turistas. Os funcionários do call center estão alocados na Espanha, mas o turista terá um número do Brasil para ligar e conversar em português com o atendente que, a partir da localização do viajante irá atuar para que a demanda seja resolvida por um funcionário que fale o idioma do país visitado.
“O importante é que o viajante tenha suporte na viagem dele”, destaca Feijó. Segundo o executivo, os turistas se sentem mais tranquilos por contar com um suporte durante sua viagem. “Diariamente nós temos ocorrências. Nossa missão é que ele (turista) consiga relaxar”, diz.
O serviço de atendimento multilinguístico será implementado para os viajantes da Nascimento Turismo após o carnaval. O número será do estado de São Paulo e, de qualquer parte do mundo, os turistas que usarem o serviço pagarão o custo de uma ligação para o Brasil.
“O tempo médio de espera [para o atendimento] é de três segundos. A equipe é grande e eles já prestam serviço para outras empresas internacionais”, afirma Feijó. No caso de a ocorrência não poder ser atendida imediatamente, o atendente fica com número de celular do turista e retorna a ligação para indicar os procedimentos a serem tomados.
De acordo com Feijó, quando o serviço passar a funcionar, o número de atendimento será disponibilizado em todos os vouchers de viagens da operadora e também para as cerca de 3,2 mil agências com as quais a operadora atua no Brasil.
O executivo conta que, anualmente, a Nascimento embarca mais de 100 mil passageiros para destinos nacionais e internacionais. Para os países árabes, a operadora oferece pacotes para os Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Síria, Líbano, Tunísia, Egito e Marrocos.
O diretor da operadora explica que os países árabes são considerados como destinos exóticos, categoria que também abrange outras localidades. Os destinos exóticos respondem por 2,5% do total de passageiros embarcados por ano pela Nascimento. Entre os países árabes, os Emirados e o Marrocos são os mais procurados pelos turistas da operadora.
Fundada em 1961, a Nascimento Turismo atua com agências parceiras em todo o Brasil além de ter 10 escritórios próprios para venda de pacotes de viagem. Cinco ficam na cidade de São Paulo e o os demais nos municípios paulistas de Santos e Sorocaba, além de Belo Horizonte, Brasília e Rio de Janeiro.
Quem estiver interessado em saber mais sobre os pacotes oferecidos pela Nascimento Turismo pode acessar o site www.nascimento.com.br.


