Da Agência Brasil
Recife – Nove operadoras nacionais de viagens iniciaram nesta semana a venda de pacotes turísticos para oito municípios nordestinos, quatro de Pernambuco e quatro da Bahia, que passaram a integrar a Rota do Vinho do Vale do São Francisco.
Os pacotes prevêem visitas dos turistas a vinícolas, degustação de vinhos e compra de artesanato regional. Além disso, os turistas poderão conhecer a hidrelétrica de Sobradinho.
Segundo o diretor da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Pepe Cal, o novo roteiro vai incrementar a geração de emprego e renda na região do Vale, que além de vinhos também produz e exporta uvas, manga, banana e maracujá. "O objetivo desse projeto é beneficiar todas as cidades produtoras de vinho do sertão do São Francisco, de forma integral e consistente", declarou.
A área da chamada rota do vinho tem 34 mil quilômetros e inclui as cidades de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó, em Pernambuco, e Juazeiro, Curaçá, Sobradinho e Casa Nova, na Bahia.
A expectativa da Empetur é de que o novo roteiro atraia mensalmente quatro mil visitantes de todo o país, entre estudantes, empresários, pesquisadores, apreciadores de vinho e pessoas da terceira idade. Mais de 15% dos vinhos produzidos no Brasil têm procedência no Vale do São Francisco.

