São Paulo – A empresa mineira Hydroclean, sediada no município de Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), é uma das 180 micro e pequenas empresas que participam da Rodada Nacional de Negócios, hoje (16) e amanhã, durante a 14.ª edição da feira Rio Oil & Gas. O encontro representa uma oportunidade de contato direto com 25 grandes companhias que atuam no ramo petrolífero.
As oportunidades são variadas e incluem desde serviços de alimentação e transporte até produtos com tecnologia 100% nacional. Caso da Hydroclean que vai expor o Oil Sorb, um absorvente de óleo destinado ao setor industrial. Resultado de anos de estudos e pesquisas do professor e doutor em engenharia química Jader Martins, o Oil Sorb é hidrofóbico. Ou seja, não molha, nem absorve água. É feito de silicato, matéria-prima com alta capacidade de absorção de óleos. “Estamos tão otimistas com as oportunidades que a rodada irá nos proporcionar que estamos prevendo a ampliação da capacidade produtiva mensal da fábrica de 12 toneladas para 40 toneladas em 2009”, afirma Martins.
Segundo ele, o absorvente de óleo é usado no tratamento de vazamentos de pequenas a grandes proporções, inclusive os que envolvem risco ambiental. “Normalmente se relaciona vazamento de óleo a acidentes catastróficos, mas toda indústria causa algum vazamento de óleo no dia-a-dia”, afirma Jader. Segundo ele, absorventes de óleo deveriam ser usados rotineiramente pelas indústrias em geral para evitar a contaminação do solo e subsolo.
Além de atender a demanda interna pelo produto, a Hydroclean está buscando uma oportunidade de transferência de tecnologia para outros países. “Como o absorvente é um produto leve e espaçoso (uma tonelada ocupa 10 metros cúbicos) o ideal é firmar uma parceria para produzi-lo fora do país”, explica. “Para isso estamos buscando contatos com países árabes e africanos”, destaca.
Os planos do inventor mineiro também incluem uma nova aplicação para uso doméstico, na limpeza de gordura que é jogada nas pias de cozinhas. “Um litro de óleo de cozinha contamina um milhão de litros de água. O uso do absorvente evitaria a contaminação da água e do solo”, observa Martins.
Outro destaque da rodada de negócios é a empresa de automação industrial TS Soluções, de Fortaleza, Ceará, que vai lançar um computador de vazão de óleo e gás com tecnologia de ponta. “A função do equipamento é medir a produção de petróleo e gás ao longo da exploração. O óleo não vem puro pela tubulação", explica Hilton Marinho, diretor da TS Soluções. No caso da exploração de gás, outros gases saem misturados nas tubulações. O computador calcula o índice de pureza do que é produzido.
O computador de vazão da TS Soluções utiliza tecnologia de memória flash acoplada, o que permite a retirada dos dados, que podem ser levados para escritórios ou outros locais, onde são feitas análise e avaliação. “Outro diferencial do produto é a possibilidade de ser ligado em várias redes com diferentes tecnologias, inclusive wireless”, explica o empresário.
No mercado, há concorrentes internacionais e apenas um brasileiro. "Como o nosso, com tecnologia de controlador lógico programável, acreditamos que existam poucos no mundo", afirma Hilton. O desenvolvimento do computador levou um ano e meio de trabalho e pesquisas. A TS Soluções tem 10 anos de atividades e 16 funcionários. Começou atendendo a indústrias de alimentos, saneamento e química. Há sete anos presta serviços para o setor de petróleo e gás.
A rodada
Nesta edição da Rio Oil & Gas, a Rodada Nacional de Negócios acontecerá no pavilhão 3 do Riocentro, das 14 às 20 horas. As inscrições foram feitas pelo site www.rodada.com.br, em que as grandes empresas compradoras divulgam quais são as suas demandas e as pequenas ofertantes colocam seus produtos e serviços, compondo um cardápio multissetorial. A partir do cruzamento desses dados, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) agendam as reuniões de negócios.
Um catálogo impresso, contendo o cadastro das empresas inscritas, é distribuído aos interessados. O material, editado pelo Sebrae, é importante ferramenta de divulgação e contato, especialmente para os casos em que o encontro, com duração média de 20 minutos, não for suficiente para as negociações. Poderá, também, gerar negócios posteriores à feira.
A conferência
A Oil & Gas 2008, mais importante evento de petróleo e gás da América Latina, começou ontem (15), no Riocentro, e segue até a próxima quinta-feira (18). Na abertura do evento, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, falou sobre as possibilidades recentemente ampliadas pela cadeia produtiva de petróleo, gás e energia que podem beneficiar o País.
Entre os integrantes da mesa estavam o presidente do Instituto de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e do comitê organizador da Rio Oil & Gás, João Carlos de Luca, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Júlio Bueno, o diretor da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, o vice-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Armando Carvalho, e o diretor-geral da Onip, Eloy Fernandez Y Fernandez.
O número de expositores da Rio Oil & Gás saltou de 800, em 2006, para 1,2 mil expositores nesta edição, destacou o presidente do IBP, entidade realizadora do evento que acontece a cada dois anos. Na área externa do Riocentro duas tendas foram montadas para comportar mais expositores.
Serviço
Rio Oil & Gas 2008
Período – 15 a 18 de setembro
Local – Riocentro, Rio de Janeiro (RJ)
Rodada Nacional de Negócios Sebrae/Onip
Dias 16 e 17 das 14 às 20 horas
Site: www.ibp.org.br/main.asp?View=%7BAC0F4AD6-1B4A-4237-8D0D-B8EEDCB6354B%7D

