São Paulo – O grupo egípcio Orascom assinou contrato para formação de uma joint-venture com a distribuidora brasileira FITCO International. O negócio, anunciado na semana passada, tem como objetivo a distribuição de produtos da divisão de fertilizantes da companhia egípcia no Brasil e América do Sul. A Orascom é um dos maiores conglomerados empresariais do Egito e atua nas áreas de telecomunicações, construção, cimento, fertilizantes, hotelaria e tecnologias da informação.
Em março deste ano, as duas empresas já haviam assinado um acordo para importação e distribuição de uréia granulada e sulfato de amônia para todo o Brasil. Agora, a nova empresa, chamada FITCO-Orascom, irá distribuir os fertilizantes produzidos no Egito também em países como Colômbia, Argentina, Chile, Uruguai e Peru.
Cada uma das sócias têm 50% do negócio, cujo valor não foi revelado. Até o momento, a FITCO já comercializou 170 mil toneladas de fertilizantes importados da Orascom, totalizando US$ 75 milhões. A expectativa para 2010 é que as vendas superem 250 mil toneladas, revela o diretor da FITCO, Marcelo Simionato.
Inicialmente, a FITCO-Orascom terá sede em São Paulo, mas Simionato diz que existem planos para a abertura de sucursais no Uruguai e na Argentina. As operações no Brasil terão início já em 2010.
Antes da formação da joint-venture, as vendas dos produtos da Orascom representavam cerca de 25% das operações da FITCO. De acordo com Simionato, ainda não é possível fazer previsões de quanto este número deverá crescer, pois isso dependerá das condições do mercado. Segundo o executivo, devido à crise, o mercado de fertilizantes sofreu uma retração de 5% em 2009. “Imagino que o crescimento deva ser retomado a partir de 2010.”
“Acreditamos que a nova joint-venture deverá prover uma plataforma para crescimento futuro no Brasil e potencialmente em outros mercados da América do Sul. Nós continuaremos a avaliar novas oportunidades por meio da joint-venture recém estabelecida para atender melhor aos nossos clientes da região”, destaca Simionato.
Para o CEO da Orascom, Nassef Sawiris, a nova joint-venture é resultado do sucesso da “aliança estratégica” formada no início do ano. “Criando esta nova sociedade de negócios para comércio e distribuição, estamos reforçando nossa parceria com a FITCO que permitirá à Orascom ter uma presença permanente no Brasil.”
A FITCO também representa a empresa marroquina OCP no Brasil, além de importar produtos da Tunísia e da Jordânia.

