São Paulo – As exportações de carne bovina do Mato Grosso aos países do Oriente Médio aumentaram 41% em outubro com relação a setembro. Isto representa a venda de 986 mil quilos de carne a mais aos países árabes. Arábia Saudita, Iraque, Dubai, Catar, Bahrein e Líbano foram os principais compradores da carne brasileira.
Luis Carlos Meister, consultor de pecuária Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Femato), acredita que este aumento foi impulsionado pelas compras governamentais dos países árabes, para reposição de estoque. De janeiro a outubro deste ano, as vendas de carne bovina do estado ao Oriente Médio somaram US$ 62,11 milhões.
Em relação a setembro, Meister lembrou que durante parte do mês, os países árabes realizavam o jejum do mês de Ramadan, o que, naturalmente, derrubou as importações de carne daquela região.
O consultor da Femato informou ainda que, de janeiro a setembro de 2009, o Mato Grosso exportou 133 mil toneladas de carne ao Oriente Médio, 35,5% a menos do que no mesmo período de 2008. Segundo Meister, as exportações de carne foram afetadas pela crise mundial, mas ele acredita que esta recuperação do mês de outubro deve ser mantida.
Para Meister, a importância do Oriente Médio para as exportações de carne do estado devem-se ao fato da região ser “um grande mercado consumidor, [comprador] de grandes volumes e com alto poder aquisitivo”.