São Paulo – O Oriente Médio e a África sustentaram as exportações brasileiras de frango no primeiro semestre. De acordo com informações divulgadas ontem (14) pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frangos (Abef), os embarques totais somaram 1,8 milhão de toneladas nos primeiros seis meses do ano, uma retração de 1,9% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo a Abef, as duas regiões foram as únicas para onde houve crescimento das vendas. Ao Oriente Médio, que é o principal mercado do frango brasileiro, os embarques somaram 654 mil toneladas, um aumento de 17% sobre o primeiro semestre do ano passado. Ao continente africano as exportações avançaram 28% e ficaram em 162 mil toneladas.
Para outras regiões atendidas pelos produtores brasileiros, como Ásia, União Européia, América do Sul e Rússia, houve redução no volume embarcado no primeiro semestre.
De acordo com informações da Abef, uma das razões para o crescimento das vendas ao Oriente Médio, especialmente no mês passado, é a formação de estoques na região para o ramadã e o período de feriado que se segue ao mês do calendário islâmico, que este ano deve ir de 22 de agosto a 19 de setembro. Durante esse mês os muçulmanos ficam em jejum durante o dia, mas é costume a realização de grandes refeições após o pôr-do-sol.
Só para se ter uma ideia, dos 10 principais destinos do frango brasileiro no primeiro semestre, quatro foram países árabes. Em primeiro lugar na lista aparece a Arábia Saudita, em quinto estão os Emirados Árabes Unidos, em sétimo está o Kuwait e em nono ficou o Iraque. Houve aumento nos embarques para a Arábia Saudita (33%), Kuwait (18%) e Iraque (135%), e redução para os Emirados (10%).
Entre os mercados que mais cresceram nos primeiros seis meses de 2009 estão o Egito (173%), Iraque, Iêmen (39,5%) e Arábia Saudita.
Já na África, segundo a Abef, há um movimento de ampliação de mercados existentes e abertura de novos. “A África é um belo mercado para nós”, afirmou o presidente executivo da entidade, Francisco Turra, segundo sua assessoria de imprensa. A África do Sul ficou em oitavo lugar entre os principais destinos do semestre e Angola foi um dos mercados que mais cresceram, com 91% de aumento no volume embarcado.
Conforme reportagem da ANBA publicada em 22 de junho, em meio à crise internacional, os exportadores brasileiros em geral passaram a buscar ainda mais mercados emergentes. No caso da Abef, a abertura de novos destinos faz parte de sua estratégia de promoção comercial.
Faturamento
Na seara das receitas, as exportações brasileiras de frango renderam US$ 2,7 bilhões no primeiro semestre, uma redução de 20% em comparação com o mesmo período do ano passado. O desempenho foi afetado pela queda do preço do produto no mercado internacional. Só nos embarques para a África houve aumento das receitas, que somaram US$ 155 milhões, alta de 24,7%.
Francisco Turra afirmou, porém, que deverá haver uma melhora do cenário no segundo semestre. Ele acredita que até o final do ano haverá ampliação do volume total exportado, embora ainda com redução de receitas em comparação com 2008.

