Emirates News Agency*
Abu Dhabi – O Oriente Médio é a região que mais cresce no mundo no mercado de transporte aéreo. Segundo relatório da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), o Oriente Médio teve aumento de 15,3% no volume de passageiros transportados em fevereiro de 2006 em comparação com o mesmo mês em 2005. Em segundo lugar veio a África, com crescimento de 9%, de acordo com o jornal árabe Emirates Today.
Os dados revelam também que a demanda por frete aéreo cresceu um pouco mais do que a capacidade. No setor de fretes, o Oriente Médio também ocupa o topo da lista em crescimento, com 19,9%, seguido pela América Latina, com 10,7%. O volume de frete aéreo na Europa voltou a apresentar crescimento, de 2,1%, após três meses consecutivos de quedas.
Segundo a Iata, o crescimento econômico da Europa e do Japão causou aumento de 7,3% e 6,4%, respectivamente, no volume de passageiros transportados nas regiões. A utilização das aeronaves também melhorou. A ocupação de passageiros nas aeronaves alcançou 73,3% em fevereiro deste ano, um aumento de 1,2% em comparação com o mesmo mês de 2005.
Segundo o presidente da Iata, Giovanni Bisignani, o bom resultado em fevereiro, mês que é geralmente "lento" no que se trata de tráfego aéreo internacional, é um bom sinal. "Redução de custos e crescimento vão reduzir os prejuízos em 2006 para US$ 2,2 bilhões e a previsão é de lucro de US$ 7,2 bilhões em 2007", diz o relatório.
De acordo com Bisignani, as companhias estão no caminho correto, mas o retorno pelo capital investido no setor ainda é baixo. "Mas fevereiro sustenta um novo e cauteloso otimismo", diz o executivo. Segundo ele, o foco em eficiência e redução de custos precisa continuar no topo da agenda de recuperação da indústria.
*Tradução de Mark Ament

