São Paulo – O estilista Faissal Makhoul espera um verão bem quente para 2009. E para criar a nova coleção definiu como tema a Califórnia do final dos anos 70, com muitos elementos do Oriente Médio. Sol, camelos e, principalmente, a marchetaria da mobília árabe inspiraram as cores e as formas dos xadrezes usados por Makhoul, que é dono da grife Attention Deaf Disorder (ADD), em São Paulo. Os tons terrosos, as cores do deserto, os amarelos, os verdes e os beges se misturam ao branco e ao vinho.
Da Califórnia, onde o estilista – que também é surfista – morou durante dois anos na década de 80, vieram as padronagens gráficas e modelagens, que usam e abusam dos degradês. Também vieram calças com boca levamente alargada, inspirada nas bocas de sino, ícone mundial dos anos 70.
De acordo com Makhoul, apesar de tão distantes e distintas, as duas regiões ocupam o mesmo meridiano e a mistura dos dois mundos casou perfeitamente na coleção. “Quis passar uma mensagem poética de Paz entre Oriente e Ocidente”, diz. De uma certa forma, também representa a globalização, a internet como veículo que liga as pessoas do mundo todo.
“Basicamente fundamentei o mundo oriental com a mobília árabe e o ocidental com os degradês do final dos anos 70”, resume o estilista, que descende de uma família síria com forte tradição no mundo têxtil.
O pai, Badih Makhoul, nasceu na Síria e a mãe, Afif Metne, é filha de sírios. “É importante dizer que não criei a coleção inspirada no Oriente Médio porque sou descendente de árabes, mas porque é o grande tema do momento. Tem tudo a ver com o verão e a nossa idéia de buscar inspiração nos meridianos quentes", destaca. A coleção passada foi inspirada no México.
Sempre em busca de novos temas e idéias que podem virar moda, o estilista vai aproveitar a viagem programada para a Indonésia, no final de agosto, para surfar e buscar referências para a nova coleção. “Quero explorar o tema: o homem e a sobrevivência por si só na natureza selvagem”, antecipa.
Apesar de já ter viajado muito, Makhoul nunca foi à Síria. O único país árabe que conhece é Emirados Árabes Unidos. Para 2009 programa uma viagem de aventura com a esposa francesa Catherine. “Queremos percorrer de carro o caminho da Turquia, passando por vários países árabes, até chegar ao canal de Suez e Mar Vermelho”, afirma.
Contato
E-mail: add_1@terra.com.br
Telefone: +55 (11) 3081 1843

