Da redação
São Paulo – Com o aumento do preço do petróleo, e o conseqüente enriquecimento dos Tesouros dos países produtores, os investimentos originários do Oriente Médio começam a ser direcionados para outras áreas, como a de telecomunicações. De acordo com reportagem publicada na semana passada pelo jornal inglês Financial Times, empresas da região estão ultrapassando suas concorrentes européias nas disputas por contratos no próprio Oriente Médio.
"A Oger Telecom, da Arábia Saudita; a Bahrain Telecomunications Corporation; e a Emirates Telecomunications, dos Emirados Árabes Unidos, são apenas alguns exemplos de companhias que estão se sobressaindo sobre suas concorrentes européias na busca por ativos importantes ao redor do Oriente Médio", diz a matéria assinada pelos repórteres Lina Saigol e Mark Odell.
Como exemplo, o jornal citou a privatização da Turk Telecom, realizada no mês passado na Turquia. De acordo com o FT, 55% da empresa foi vendida a um consórcio liderado pela Oger Telecom pelo valor de US$ 6,5 bilhões.
Os investidores árabes estão de olho também na venda de 35% da Tunisie Telecom, que será realizada pelo governo da Tunísia em dezembro. Segundo o FT, 14 empresas foram habilitadas a participar do processo. Além das européias France Telecom e Telefonica de Espanha, estão no páreo companhias como a Orascom, do Egito, e a Kuwait Mobile Telecomunications Company.
"Um dos acontecimentos mais notáveis na área de telecomunicações nos últimos dois anos foi o aparecimento, no Oriente Médio, de operadoras sofisticadas e poderosas financeiramente, que estão buscando, de forma agressiva, oportunidades de crescimento fora de suas fronteiras", disse ao Financial Times o diretor da área de Telecom do banco HSBC, Sean Carney.

