Dubai – O forte crescimento econômico do Oriente Médio está gerando uma grande expansão portuária. Os projetos em desenvolvimento superam US$ 33 bilhões. "O surgimento de empresas e operadoras marítimas fortes e diversificadas faz do Oriente Médio, e principalmente do Golfo Arábico, um dos pólos marítimos mais vibrantes e dinâmicos do mundo", declarou Christopher Hayman, gerente-geral da Seatrade, empresa organizadora do Middle East Maritime, principal fórum do setor na região, que vai ocorrer em dezembro.
Dados sobre a atividade colhidos recentemente pela Proleads, organização que monitora grandes projetos de construção na região, mostram que existem atualmente cerca de 50 empreendimentos portuários em desenvolvimento no Oriente Médio. O investimento planejado em cada um deles varia de US$ 10 milhões a US$ 5,5 bilhões.
Na região está um dos maiores terminais portuários do mundo, o de Jebel Ali, em Dubai, capaz de movimentar cerca de 11 milhões de TEUs (unidades equivalentes a um contêiner de 20 pés) por ano. Caso o crescimento continue na mesma velocidade de hoje, Jebel Ali deve alcançar capacidade de 80 milhões de TEUs até 2030. Sua capacidade deve crescer em mais cinco milhões de TEUs até o início de 2009.
Países de toda a região planejam grandes expansões em sua capacidade de movimentação de cargas, de acordo com a Proleads. O maior é o novo porto Mesaieed, no Catar, no qual serão aplicados US$ 5,5 bilhões.
Outras grandes empreitadas são o Porto da Cidade Econômica Rei Abdullah, na Arábia Saudita (US$ 5 bilhões); a Zona Industrial e Portuária Khalifa, em Abu Dhabi (US$ 2,5 bilhões); o Porto de Sirte, na Líbia (US$ 2 bilhões); o Porto de Ras Laffan, no Catar (US$ 1,2 bilhão); o Porto Duqm, em Omã (US$ 1,1 bilhão); a Ilha de Bubiyan, no Kuwait (US$ 1 bilhão); o Porto de Ras Al Zour, na Arábia Saudita (US$ 700 milhões); o terminal de saída para o Mar Vermelho no Porto Islâmico de Jeddah, na Arábia Saudita (US$ 450 milhões); e o Porto Sultan Qaboos, em Omã (US$ 400 milhões).
"O otimismo na indústria marítima no Oriente Médio tem como fundamento a forte demanda global por petróleo e gás, o papel vital da região como pólo estratégico, a ligação entre a Europa e o Oriente Médio e a contínua força e vitalidade das economias da região", declarou Hayman.
As operadoras portuárias do Oriente Médio não estão crescendo apenas na região. A DP World, de Dubai, que é a quarta maior operadora portuária do mundo, está ampliando suas operações por todo o Subcontinente Indiano, Oriente, Europa, Américas e Austrália.
A DP World movimentou mais de 43 milhões de TEUs em seus 42 terminais portuários em 22 países em 2007, aumento de 18% na comparação com o ano anterior. O crescimento nos portos dos Emirados foi de 19%, a mesma média de crescimento identificada no Oriente Médio, Europa e África.
O Seatrade Middle East Maritime ocorre a cada dois anos e é hoje um dos 10 maiores eventos do setor. Em 2006 participaram seis mil pessoas de 63 países, 45% estrangeiras. O número foi recorde para o evento. Na edição de 2008 é esperado um aumento de 30% no número de participantes.
*Tradução de Mark Ament

