São Paulo – Oriente Médio, China e América Latina deverão liderar o crescimento do mercado de aviões de 30 a 120 passageiros até 2030. É o que revela um relatório divulgado nesta segunda-feira (20) pela Embraer durante a 49ª edição da feira de aviação Paris Air Show, que termina no próximo dia 26. De acordo com a fabricante brasileira de aeronaves, que atua neste segmento, a quantidade de passageiro-quilômetro transportado (RPK) vai crescer, em média, 5,2% até 2030. Mas este crescimento será maior na China (7,5%), América Latina (7,2%) e Oriente Médio (7,2%). A Embraer prevê que, em 2030, o volume de tráfego anual atingirá 13 trilhões de passageiros/quilômetro transportado.
Conforme o levantamento, todas as regiões terão crescimento no mercado de aeronaves entre 30 e 120 passageiros. Mas em outras partes do mundo o aumento de RPK será menor. O documento calcula crescimento de 6,1% para a região da Ásia-Pacífico, 5,9% para a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e 5,4% na África. Em mercados consolidados e com maior dificuldade de sair da crise o crescimento será menor. A Embraer estima que a América do Norte irá crescer 3,5% e a Europa, 4,4% até 2030.
A demanda mundial por aeronaves de 30 a 120 passageiros deverá atingir 7.225 unidades até 2030. Deste total, 3.125 deverão ser entregues entre 2011 e 2020. Outros 4.100 aviões começam a entrar em operação entre 2020 e 2030. Esse mercado deverá movimentar US$ 320 bilhões no período. Grande parte dos aviões atualmente em operação serão substituídos.
Mesmo com o crescimento menor, a maior quantidade de aviões ainda será entregue na América do Norte e na Europa. Do total de 7.225 aeronaves, 2.350 irão para a América do Norte, 1.675 para a Europa, 975 para a China, 670 para a América Latina, 615 para a região da Ásia-Pacífico, 435 para Rússia e CEI, 310 para o Oriente Médio e 195 para a África. O Oriente Médio receberá 4% das entregas e a África, 3%. A América Latina ficará com 9% do total de aeronaves entregues.
Além de divulgar as previsões para o futuro, a Embraer já fechou os primeiros negócios na feira. A empresa de leasing de aeronaves Air Lease Corporation, dos Estados Unidos, confirmou cinco opções de encomenda que fez no ano passado. Essas cinco aeronaves são jatos Embraer E-190. Agora, a encomenda da Air Lease Corporation de jatos Embraer soma 25 E-190 e 5 E-175. A empresa brasileira não foi a única a fazer negócios na Paris Air Show. A Qatar Airways, do Qatar, fechou um contrato de compra de seis aviões Boeing 777-300ER com a fabricante norte-americana.

