São Paulo – O tráfego mundial de passageiros aéreos cresceu 6% em janeiro em comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com informações divulgadas hoje (05) pelo Conselho Internacional de Aeroportos (ACI, na sigla em inglês), entidade que reúne operadores aeroportuários.
Nos vôos internacionais, a região que teve o maior crescimento de movimento foi o Oriente Médio, com 15%, seguida da África (13%) e Ásia-Pacífico (11%). No oriente Médio, segundo o ACI, os aeroportos que tiveram mais aumento de tráfego foram os de Dubai (17%), Abu Dhabi (11%), ambos nos Emirados Árabes Unidos; e Tel Aviv, em Israel (21%).
Na África, vários aeroportos de cidades árabes registraram avanço de dois dígitos na movimentação, como o do Cairo, Hurgada e Sharm El Sheikh, no Egito; Casablanca, Fez, Marrakesh e Oujda, no Marrocos; e Monastir, na Tunísia.
Na seara dos vôos domésticos, a América Latina liderou o crescimento com avanço de 11% no tráfego em janeiro. A movimentação de passageiros cresceu mais nos aeroportos de São Paulo (22%) e Brasília (15%), ambos no Brasil; Buenos Aires, na Argentina (12%), Lima, no Peru (10%), Guayaquil (10) e Lima (7%), no Peru.
Já a movimentação de cargas aéreas cresceu 25% em janeiro, sobre o mesmo mês de 2009. As regiões da Ásia-Pacífico e Oriente Médio foram as que registraram maior crescimento do tráfego, com 43% e 29%, respectivamente.

