São Paulo – O Oriente Médio continua a ser o principal mercado do frango brasileiro no exterior, segundo dados divulgados ontem (25) pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef). A região adquiriu 26% das exportações do Brasil no período de janeiro a abril deste ano.
Na segunda posição vem a Ásia, com 24%, seguida da União Européia (14%), África (8%), América do Sul (6%) e Rússia (2%). Outros destinos absorveram 10% das vendas, de acordo com a Abef.
Cinco dos 10 principais países compradores do frango brasileiros são árabes. A Arábia Saudita aparece na segunda colocação, os Emirados Árabes Unidos na quinta, o Kuwait na sétima, o Iraque na nona e o Iêmen na décima.
O maior importador no período foi Hong Kong, segundo a Abef. Fazem parte também do ranking o Japão, em terceiro lugar, a Holanda em quarto, a Venezuela em sexto, e a África do Sul em oitavo.
As vendas externas de frango renderam US$ 1,69 bilhão entre janeiro e abril, sendo que abril foi o melhor mês, com faturamento de quase US$ 480 milhões. Foram embarcadas 1,74 milhão de toneladas nos quatro primeiros meses do ano, sendo quase 330 mil somente em abril.
Os principais estados exportadores de frango do Brasil são, nessa ordem, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e o Distrito Federal. A região Sul do país responde por 75,8% das vendas externas.

