São Paulo – Os Emirados Árabes Unidos terão a primeira planta de craqueamento catalítico fluído (FCC, na sigla em inglês) do Oriente Médio. A unidade deverá começar a ser construída no terceiro trimestre deste ano para entrar em operação em 2015. O processo de FCC acelera a produção de combustíveis como gasolina e gás liquefeito de petróleo a partir de óleo pesado. As informações são do site Arabian Oil and Gas, de Dubai.
A planta será localizada na zona industrial de Kizad, a 70 quilômetros de Abu Dhabi, capital do país. A unidade será construída pela empresa norte-americana Grace Catalyst Technologies. De acordo com o presidente da companhia, Shwan Abrams, o investimento para a construção da planta será de US$ 200 milhões.
“Este é o maior investimento que já fizemos fora da América do Norte”, declarou Abrams, segundo o Arabian Oil and Gas. A instalação deve gerar cerca de 200 empregos. De acordo com o site, o processo de craqueamento catalítico fluído está ganhando destaque no Oriente Médio devido ao petróleo pesado e à necessidade de conversões mais complexas. No Brasil, por exemplo, a maior parte do petróleo produzido é pesada.
Abrams afirmou que a Grace está ciente da necessidade de mais plantas de craqueamento catalítico fluído e de tecnologias avançadas de refino no Oriente Médio e Ásia. O executivo afirmou ainda que a empresa está aumentando sua atuação nestas duas regiões.


