Geovana Pagel
São Paulo – A indústria brasileira de chocolates Garoto mantém distribuidores exclusivos em cada um dos 22 países árabes. Desde que iniciou um trabalho mais agressivo de divulgação de seus chocolates e confeitos na região, em 2003, as exportações da fabricante para o Oriente Médio e Norte da África cresceram 142%.
De janeiro a agosto de 2005, a Garoto exportou 5,5 mil toneladas de chocolates para o mercado árabe. Arábia Saudita, Iêmen, Egito e Líbia são os maiores importadores na região. "Esse ano tivemos uma excelente temporada para o Ramadã", explicou Alain Wehbe, trader da Garoto nos mercados da África e do Oriente Médio.
De acordo com Wehbe, os maiores pedidos de bombons, batons e barras de chocolate são feitos justamente para essa época especial, quando a comunidade islâmica jejua durante o dia e promove jantares fartos pela noite.
Segundo ele, em função da desvalorização do dólar frente ao real, a companhia foi obrigada a vender sem lucro para poder honrar os contratos fechados no início do ano. "Como normalmente trabalhamos com programação de 12 meses, só poderemos rever os contratos em janeiro de 2006", explica. "Acabamos de retornar da feira de alimentos Anuga, na Alemanha, e todas as empresas estavam na mesma situação. Ninguém está feliz com a flutuação do dólar", completa Wehbe.
Para garantir o aumento do volume das exportações para as nações árabes, a Garoto elaborou um grande projeto de marketing, que prevê demonstração e degustação dos produtos e também promoções e sorteios nos supermercados árabes. "Se o dólar for recuperado (se valorizar), o projeto será colocado em prática já no começo de 2006", garante.
Mercado interno e externo
Com grande presença no mercado nacional de chocolates, a Garoto também atua nos setores de achocolatados e confeitos. No mercado internacional, a empresa repete o desempenho verificado no Brasil, apoiada principalmente pela ampla rede internacional de distribuidores que levam os produtos Garoto para mais de 50 países.
O parque industrial está instalado em Vila Velha, município vizinho a Vitória, capital do Espírito Santo. Trata-se de um complexo com duas unidades fabris que somam 68 mil metros quadrados construídos, em uma área disponível de 200 mil metros quadrados. As fábricas têm capacidade para a produção de 140 mil toneladas anuais de chocolate, em três turnos de produção.
Investimentos
Nos últimos cinco anos, a Garoto aplicou R$ 75 milhões na modernização e ampliação de seu parque industrial. Desse total, R$ 25 milhões foram destinados à construção de um dos maiores centros de armazenagem vertical da América Latina, o Centro de Distribuição do Espírito Santo (CDES).
Nos últimos anos, a empresa também tem investido no aumento da produção de chocolates, principalmente na linha de bombons, e desenvolvimento de novos produtos. Uma das mais recentes novidades é o Serenata de Amor Light. O bombom possui um volume 25% menor de calorias.
Outro investimento foi feito na operação Planta Piloto, com a compra de equipamentos exclusivos para testes de novos produtos. A medida garante maior economia ao processo de produção, já que diminui consideravelmente as paradas nas linhas de produção para testes.
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