São Paulo – Consumidores do Japão, Coreia, Alemanha, Espanha França e Portugal já conhecem os produtos da marca, feitos com matéria-prima da Amazônia. Numa lista de clientes que pode incluir os países árabes no futuro, entre os quais os Emirados Árabes Unidos. Fundada em 1967, em Belém, capital do Pará, a Juruá tem em torno de 100 cosméticos em sua linha, sendo os itens à base de mel, como sabonetes, xampus e cremes hidratantes, os mais famosos. “Até hoje são os mais vendidos”, explica a diretora de Vendas da empresa, Sônia Busman.
Atualmente, os artigos da marca podem ser encontrados principalmente em lojas de produtos naturais de cerca de 20 cidades brasileiras. No exterior, o Japão e a Coréia são os mercados mais fortes da Juruá, que cresce também em países como a França. “Vendemos todos os produtos que tínhamos levado no último Salão do Brasil em Paris, em outubro do ano passado”, diz Sônia. “E ainda fornecemos produtos para o Spa Beauty Amazônia, de Paris também”, acrescenta.
Como a marca pretende crescer lá fora? Investindo em mercados novos e promissores. “Temos todo o interesse nos países árabes, principalmente nos Emirados”, afirma a executiva.
A Juruá tem uma fábrica e quatro lojas próprias em Belém, todas instaladas em pontos turísticos, como, por exemplo, a Estação das Docas, complexo gastronômico e cultural instalado na área do antigo porto da capital paraense. Há ainda uma loja virtual (www.produtosjurua.com.br).
A produção atual é de cerca de 10 mil itens por mês. Além dos cosméticos feitos com mel, fazem sucesso artigos da marca como o xampu de açaí e os sabonetes de andiroba e copaíba, o óleo de cupuaçu e o condicionador de guaraná, todas matérias-primas da Amazônia.
A empresa começou a ficar conhecida no país quando, nos anos 70, a atriz Tônia Carrero ganhou de presente da escritora Eneida de Moraes alguns produtos da marca. De lá para cá, famosas como as atrizes Vera Fischer, Regina Duarte e Cláudia Raia já declararam ter usado e aprovado os cosméticos.
Tendo suas origens ligadas à vinda do imigrante italiano Francisco Filizzola para o Pará, mais exatamente para a região do Rio Juruá, o empreendimento está hoje nas mãos da terceira geração da família. Foi Filizzola quem desenvolveu as fórmulas dos produtos, que costumava dar de presente, ficando a fundação da empresa a cargo de sua filha, Izabel Filizzola. Hoje, as filhas de Izabel tocam o negócio, mas já com a ajuda da quarta geração de empreendedores. “A nossa farmacêutica, Damaris Busman, é neta de Izabel”, explica Sônia.
Entre os itens criados pela farmacêutica estão produtos como a loção hidratante de castanha do Pará e as colônias de priprioca e flores da Amazônia. Tudo sob medida para crescer no exterior levando adiante o nome da floresta mais famosa do mundo.