São Paulo – Que tal visitar algum país árabe nas próximas férias? Opções de passeios, para todos os gostos e perfis, não faltam. Arte, aventura, história, tradição. Destinos clássicos, destinos que estão apenas começando a fazer sucesso. Escolha o seu roteiro predileto e divirta-se. Para ajudar na seleção, pedimos a três experts em turismo no Oriente Médio que indicassem os seus programas prediletos. Confira a seguir, na lista de dez passeios imperdíveis na região:
• Visitar a cidade de Palmira, na Síria. “Quem se impressionou com as colunas dos templos do Egito ainda não viu nada”, garante Gabriel Camargo, diretor da Canadá Turismo, destacando a arquitetura da antiga cidade romana. Na Canadá, funciona a divisão Só Dubai, especializada em pacotes para o Oriente Médio.
• Nadar no Mar Morto. E passar um dia em um de seus spas. “Além da curiosidade de não afundar, os cosméticos feitos a partir dos minerais e da lama do Mar Morto estão entre os melhores do mundo”, recomenda Camargo.
• Visitar Sanaa, capital do Iêmen. “Por ser pouco explorada pelo turismo, a cidade é um dos destinos mais autênticos do mundo árabe e possui boas conexões de voos desde Dubai”, diz Camargo.
• Conhecer o Museu de Arte Islâmica em Doha, no Catar. “Há coleções de arte vindas de todos os países islâmicos”, destaca Camargo. O local é recomendado ainda pelo gerente de produtos da operadora CVC para Ásia, Oriente Médio e Oceania, Rodrigo Tobias. “Projetado pelo renomado arquiteto I. M. Pei, o mesmo que assina a pirâmide de vidro no Louvre, em Paris, este museu conta a história árabe através de artefatos datados do século 07 ao 19”, diz Tobias. “São manuscritos raros, peças de metal, cerâmicas, pedras preciosas e curiosos documentos que mostram a evolução da língua árabe. Imperdível!”, garante o executivo da CVC.
• Fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo, no Egito. “Os navios são muito confortáveis e vão parando para que os turistas possam descer e conhecer as atrações ao longo do rio, como o Templo de Luxor e o Vale dos Reis”, afirma a diretora de Marketing e Vendas da Designer Tours, Deusa Maria Rodrigues.
• Passear no deserto em Dubai, nos Emirados. “O tour é feito em veículo 4×4, em pleno deserto, a mais ou menos uma hora de Dubai”, explica Deusa. “E com direito a pôr do sol entre as dunas, dança do ventre e jantar numa tenda árabe”, completa.
• Pegar uma praia em Omã. “O país tem várias opções de praias lindas, como as da região de Zighy Bay”, diz Deusa. “A maioria cercadas de pedras e com aquele mar azul, azul”, lembra.
• Aproveitar Mascate, a capital de Omã, e seu charme. Com direito a ruas limpas, organizadas, muito verde e muito mar ao redor. Isso além dos shoppings lotados de grifes internacionais convivendo com souqs repletos de especiarias, ouro e prata.
• Visitar Petra, na Jordânia, um clássico. “É simplesmente o melhor passeio a ser feito no país”, afirma Deusa. “Tem que ter pique para andar muito e ver a arquitetura, mas a beleza de Petra vale o esforço”, diz ela.
• Conhecer Abu Dhabi, nos Emirados, uma das apostas do turismo no mundo árabe nos próximos anos. A terra do Ferrari World, o primeiro parque temático da escuderia, que, de quebra ainda vai receber filiais dos museus Louvre e Guggenheim. Badalação pouca é bobagem.
Serviço
CVC
www.cvc.com.br
Designer Tours
www.designertours.com.br
Só Dubai
www.so-dubai.com.br