São Paulo – O diplomata Osmar Chohfi (foto acima) deu início neste ano a um novo mandato como presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, depois de liderar a entidade já em 2021 e 2022. Reeleito em janeiro pelo Conselho Superior de Administração da Câmara Árabe para mais dois anos, Chohfi iniciou a nova fase determinado a levar a instituição para patamares ainda maiores de excelência, especialmente em digitalização e no mercado halal, o que pretende fazer juntamente com a diretoria que escolheu para acompanhá-lo.
“Para mim, foi um sentimento de realização ter recebido de novo a confiança do Conselho da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que me reelegeu para o período 2023 e 2024. Foi uma demonstração de que há confiança na atuação da diretoria que eu presido. Isso me deixa não só muito lisonjeado, mas também motivado a alcançar novos patamares de realização de excelência na Câmara Árabe. Estou certo de que a diretoria que me acompanha formará comigo uma base sólida para que atinjamos os objetivos”, disse.
A entidade será comandada por Chohfi com o vice-presidente Administrativo, Daniel Hannun, o vice-presidente de Comércio Exterior, William Adib Dib Júnior, o vice-presidente de Relações Internacionais, Mohamad Orra Mourad, a vice-presidente de Comunicação e Marketing, Silvia Antibas, e o diretor tesoureiro, Nahid Chicani. A gestão ainda é composta por 12 diretores estatutários, além dos diretores executivos e do atual secretário-geral e CEO da instituição, Tamer Mansour.
Chohfi falou que um dos seus objetivos será a consolidação e a culminação do movimento de modernização tecnológica que está ocorrendo na Câmara Árabe. A instituição criou a plataforma Ellos, que usa blockchain e está transformando em digital parte da tramitação de informações relativas ao processo de comércio exterior do Brasil com os países árabes.
Outro projeto que o mandato de Chohfi vai tratar como estratégico é o Halal do Brasil, levado adiante pela Câmara Árabe e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para fazer com que mais empresas brasileiras se tornem fornecedoras de produtos halal, que são os produzidos segundo os preceitos do Islã.
Há ainda uma série de outras iniciativas que estão no foco do presidente da Câmara Árabe na fase que acaba de começar, como a cooperação com as demais câmaras de comércio árabes da América do Sul; o projeto Arab Latinos, de recuperação da memória sobre a contribuição da diáspora árabe na América Latina; e a valorização dos escritórios internacionais da Câmara Árabe, que ficam em Dubai e no Cairo, entre outras atividades. “São projetos que têm metas ambiciosas, isso vai nos exigir muito esforço, mas eu estou entusiasmado”, afirma Chohfi.
O líder da Câmara Árabe afirma que vai contar com o apoio de uma diretoria muito competente, parte da qual já o acompanhou no primeiro mandato. Chohfi destaca que pela primeira vez a instituição tem uma vice-presidente mulher, Silvia Antibas. Ele lembra, no entanto, que a diretoria já tinha mulheres em seu quadro e que a Câmara Árabe mantém um comitê feminino, o Wahi – Mulheres que Inspiram, que possui parcerias com outros grupos, como o Mulheres do Brasil. “Ao mapearmos e criarmos um pacto de colaboração com as mulheres do Brasil, nosso objetivo é aproximá-las das empreendedoras árabes”, diz.
Os vice-presidentes que acompanham Chohfi na atual gestão são descendentes de árabes, já participantes da diretoria da instituição e com o propósito de contribuírem com o trabalho da Câmara Árabe a partir de suas expertises profissionais e de membros ativos da comunidade árabe no Brasil. Conheça abaixo quem são os vice-presidentes e o tesoureiro e quais as expectativas de cada um para os próximos dois anos.
Mohamad Orra Mourad
“Eu me sinto extremamente honrado em compor, na função de vice-presidente de Relações Internacionais, a diretoria da Câmara Árabe, entidade esta que ao longo de mais de sete décadas vem atuando de maneira incansável na aproximação entre o Brasil e os países árabes, não só através de atividades comerciais, mas tão importante quanto, através de atividades culturais e de cunho social. Os próximos dois anos serão repletos de desafios, como não deixaria de ser, pois vejo como o fechamento de um ciclo que se iniciou na gestão anterior, onde a Câmara Árabe não só optou, de forma bastante arrojada, por diversificar suas áreas de atuação, como também buscou se modernizar para acompanhar as novas tendências globais, de um mundo mais digital, mais sustentável e mais inclusivo. Graças ao árduo trabalho exercido por todas as gestões anteriores, trabalho esse exercido com muita seriedade, transparência e credibilidade, hoje somos para o público brasileiro em geral, referência no que tange a assuntos relacionados ao mundo árabe, sendo que a recíproca também é verdadeira”, diz Mourad, empresário que ocupa o cargo de vice-presidente de Relações Internacionais.
Nahid Chicani
“Me sinto feliz em fazer parte do Conselho Diretor da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, sob a liderança do embaixador Osmar Chohfi. Os próximos dois anos serão de muitos desafios, com grandes investimentos na modernização de projetos da tecnologia da informação para ajudar nossos parceiros na agilização do comércio exterior”, diz Chicani, que é advogado e ocupa o cargo de diretor tesoureiro.
Silvia Antibas
“Me sinto muito honrada em ser eleita vice-presidente de Comunicação e Marketing da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. É um grande desafio, não apenas por ser a primeira mulher na vice-presidência, mas também por fazer parte de uma equipe da mais alta qualidade. Muito me alegra ter contribuído para que uma instituição voltada principalmente para o comércio tenha compreensão da importância da comunicação e da cultura como valor fundamental para o diálogo, respeito e…até para fazer negócios! A Câmara Árabe tornou-se uma das instituições com maior credibilidade nas comunidades árabe e brasileira, o que torna nossas responsabilidades ainda maiores”, diz a historiadora Antibas, que ocupa o posto de vice-presidente de Comunicação e Marketing. Ela recebeu o prêmio Unesco-Sharjah para a Cultura Árabe 2019.
Daniel Hannun
“É uma honra muito grande poder contribuir com o projeto da Câmara Árabe, que há mais de meio século se dedica a aproximar o Brasil dos países árabes, nos aspectos institucionais, culturais e comerciais. Os desafios para os próximos anos são enormes, envolvendo desde o tradicional comércio, ampliação do leque de produtos e serviços negociados entre os países árabes e o Brasil e a modernização tecnológica que facilitará o trâmite de exportação”, diz Hannun, executivo da área de investimentos, formado em Economia e pós-graduado em Gestão Executiva, que ocupará a vice-presidência administrativa da Câmara Árabe.
William Adib Dib Júnior
“Foi motivo de muito orgulho e satisfação receber o convite para suceder o Dr. Ruy Cury, que há anos exerce a função de vice-presidente de Comércio Exterior da Câmara Árabe com tanto brilhantismo, especialmente em um ano que trará novidades, com mudanças significativas no cenário nacional e internacional. Sob a orientação do presidente, o embaixador Osmar Chohfi, esperamos atender as expectativas do mercado com foco no desenvolvimento e ampliação das transações entre o Brasil e os países árabes”, afirmou o advogado Dib, que assumiu a vice-presidência de Comércio Exterior.
Também compõem a diretoria estatutária da Câmara Árabe os diretores Adel Auada, Arthur Jafet, Alessandra Frisso, Claudia Yazigi Haddad, Fábio Kadi, Lourenço Chohfi Neto, Mohamad Abdouni Neto, Renata Maron, Riad Naim Younes, Ruy Carlos Cury, Sami Roumieh e William Atui.