Marina Sarruf
marina.sarruf@anba.com.br
São Paulo – A primeira exportação de ovos do Aviário Santo Antônio (ASA), de Minas Gerais, ocorreu em junho deste ano e foi para uma indústria alimentícia de Jebel Ali, nos Emirados Árabes. As 900 mil unidades embarcadas foram aprovadas e a indústria árabe dobrou o pedido. "O cliente fechou mais quatro contêineres, já embarcamos dois e vamos embarcar os outros dois na semana que vem", afirmou o diretor administrativo do ASA, Aulus Assumpção.
Essa é a primeira experiência do aviário mineiro com o mercado externo, mas segundo Assumpção, já existem distribuidores de outros países interessados nos ovos brasileiros, inclusive do Kuwait. "Nos contatos realizados tenho percebido que os árabes têm toda a infra-estrutura para exportar para outros países árabes e africanos", disse.
De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, as exportações brasileiras de ovos com casca apresentaram um grande crescimento em relação ao ano passado. De janeiro a agosto, o país exportou US$ 3,8 milhões contra US$ 307 mil no mesmo período do ano passado. "O produto brasileiro está sendo reconhecido por sua qualidade superior. No mundo todo houve um aumento no preço das commodities agrícolas, mas mesmo assim, o Brasil mostrou que tem um preço competitivo", disse Assumpção.
Ao contrário de muitas empresas, o Aviário Santo Antônio não participou de nenhuma feira ou missão no exterior para fazer contatos no mercado externo. "Recebemos muitos e-mails e telefonemas de agentes e empresas interessadas em nossos produtos. Mais para frente, quando tivermos mais clientes, vamos pensar em participar de feiras e missões", disse Assumpção.
Segundo ele, o cliente dos Emirados passou a importar 9% da produção do aviário. "Não temos uma meta definida para atender o mercado externo, mas para o ano que vem já estamos investindo na área industrial para entrar no mercado europeu. Estamos esperando a liberação do governo brasileiro para conseguirmos a certificação necessária", acrescentou.
Atualmente, o aviário produz 18 milhões de ovos brancos por mês e 3,6 milhões de ovos vermelhos. Além dos ovos brancos e vermelhos, a empresa trabalha com ovos de codorna, em pó, pasteurizado, gema natural ou "Caipira" e cardioeggs, que são enriquecidos com Ômega 3.
Ovos de codorna
O Aviário Santo Antônio, que está há 40 anos no mercado brasileiro, é o maior produtor de ovos de codorna do país. Com uma produção de seis milhões de ovos ao mês, a empresa tem interesse em introduzir o ovo de codorna no exterior. "Não é um produto muito conhecido lá fora", disse Assumpção.
O aviário, que tem um plantel de 1,2 milhão de aves, conta com duas unidades de produção no sul de Minas Gerais, uma em Lavras e outra em Nepomuceno. No total, a empresa emprega 540 funcionários.
Aviário Santo Antônio
Tel. +55 (31) 3047-4382
Email: asaaulus@asaeggs.com.br
Site: www.asaeggs.com.br

