São Paulo – O Marrocos foi o destino da reunião anual da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) com seus 27 escritórios regionais. Convidada pelos marroquinos, uma comitiva brasileira formada por 60 pessoas esteve nas cidades de Casablanca, Fez, Marrakesh e Rabat de 05 a 12 de junho para conhecer o país e seu projeto de atração de turistas.
De acordo com o vice-presidente de Relações Internacionais da Abav, Leonel Rossi Júnior, o encontro da Abav é realizado a cada ano em um país. Em 2014, o destino foi Cuba e, em 2013, Portugal. Espanha, Estados Unidos, França, Alemanha, Argentina, Jamaica e Uruguai, entre outros, já receberam os profissionais da Abav.
“Essa experiência é positiva para os dois lados. Para a Abav é bom porque os profissionais que não conhecem o Marrocos passam a conhecer, o que agrega experiência e conhecimento sobre o destino. Para o Marrocos é bom porque ele se apresenta a todo o Brasil, pois representantes de todos os escritórios da Abav participam do encontro”, afirma Rossi.
Desde que a companhia aérea marroquina Royal Air Maroc voltou a operar voos para o Brasil, no fim de 2013, o Marrocos ampliou sua promoção como destino turístico no País. No ano passado, 15 mil brasileiros foram ao país do Norte da África, número que pode crescer nos próximos anos.
“Eles precisam preservar esse voo com o Brasil (operado três vezes por semana entre Casablanca e São Paulo) e precisam fazer ações de promoção. Antes, as agências vendiam [o Marrocos] com escalas em Frankfurt, Paris ou Portugal. Agora, com o voo direto é mais prático e até mais barato”, afirmou Rossi.
Potencial
Segundo Rossi, o Brasil tem grande potencial como emissor turístico. Cerca de sete milhões de pessoas viajam ao exterior todos os anos. “Estamos em crise neste ano, mas isso passa. A tendência é que o brasileiro viaje mais. Nos últimos três anos, 13 empresas aéreas passaram a voar para o Brasil. Não é à toa. Elas vieram porque sabem que terão passageiros”, diz.


