Alexandre Rocha
São Paulo – O Brasil não é apenas exportador da commodity café para os árabes, mas também de máquinas e equipamentos para a indústria do café.
Há mais de 30 anos, a Companhia Lilla de Máquinas, que pertence a Ciro Lilla, dono da importadora Mistral, vende para o Líbano. Hoje faz negócios também com a Síria, Jordânia, Arábia Saudita e Argélia.
“Fabricamos máquinas para a torrefação, moagem, transporte, enfim tudo de que precisa quem industrializa o café”, diz o gerente da área de exportações da empresa, Fernando Oliveira.
Um dos clientes é o libanês Chukri Makari, que já morou no Brasil e é dono da Super Brasil, empresa que vende no Líbano cafés importados exclusivamente do Brasil. “O mercado dos países árabes é importante, pois lá eles consomem bastante café. Tanto isso é verdade que o nosso site tem uma versão em árabe”, afirma Oliveira.
De acordo com o executivo, a empresa exporta para 35 países. Além dos árabes, vende para o Japão, Inglaterra, Estados Unidos, entre outros. O site da empresa diz ainda que 75% do café consumido no Brasil é torrado em máquinas Lilla.
Oliveira não soube dizer o volume das exportações em unidades pois, segundo ele, são vendidos sistemas inteiros. “Não vendemos uma máquina, vendemos um sistema integrado de toda uma instalação”, afirma. Ele declara, no entanto, que 60% da produção é comercializada no Brasil e o restante vai para o mercado externo.
A empresa não divulga seu faturamento, nem a receita de exportações.
Fundada em 1918 pelo avô de Ciro Lilla no bairro da Moóca, em São Paulo, a empresa emprega hoje, segundo Oliveira, 150 funcionários. A fábrica atualmente está instalada em Guarulhos (SP), às margens da rodovia Presidente Dutra.
Contatos
Cia. Lilla
www.lilla.com.br
(o site tem versão em árabe)
Café Super Brasil
www.cafesuperbrasil.com