São Paulo – A Aecom, multinacional de projetos e consultoria em arquitetura, urbanismo e paisagismo, está com as inscrições abertas de um concurso internacional para estudantes da área. Para participar, eles deverão desenvolver projetos urbanos para sete cidades ao redor do mundo, entre elas Jeddah, na Arábia Saudita, e São Paulo, no Brasil. As demais cidades são Phoenix, nos Estados Unidos, Pequim, na China, Porto Príncipe, no Haiti, Istambul, na Turquia, e Joanesburgo, na África do Sul.
Os estudantes devem apresentar projetos integrados relacionados ao ambiente natural, mas que envolvam também espaço social e área construída. O nome do concurso é Urban SOS: Transformations.
“A intenção é oferecer a estudantes de todo o mundo a oportunidade de envolvimento em questões relacionadas ao ambiente natural, social e construído, com enfoque no conceito de transformação, a partir de olhares e idéias sobre sete cidades globais que se encontram em meio a grandes mudanças, que representam desafios e oportunidades para o futuro compartilhado por cada cidade”, diz comunicado da Aecom.
Podem participar estudantes de arquitetura, urbanismo, paisagismo e áreas afins, em nível de graduação e pós-graduação. Segundo informações da Aecom, os projetos podem ser feitos individualmente ou em grupos de quatro pessoas, mas a empresa recomenda a formação de grupos multidisciplinares.
Os cinco finalistas ganharão viagens para o World Architecture Festival, que ocorrerá em Barcelona, na Espanha, entre 03 e 05 de novembro. Na oportunidade, eles vão apresentar suas idéias a um júri com representantes da indústria, acadêmicos e profissionais da Aecom. O prazo de entrega dos trabalhos é 31 de julho e os finalistas serão apresentados em setembro. O resultado final será divulgado em 05 de novembro e o ganhador recebe US$ 20 mil.
Em 2009, a vencedora foi Sabrina Kleinenhammans, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Ela criou um projeto para o desenvolvimento de uma área verde, para agricultura e recreação, nos corredores de transporte em Mumbai, na Índia.
Informações:
Site: http://www.aecom.com/urbansos

