São Paulo – Os países árabes que competiram nas Olimpíadas de Tóquio conseguiram cinco medalhas de ouro, cinco de prata e oito de bronze, em um total de 18 títulos, segundo o ranking oficial da competição. As conquistas vieram do Catar, Egito, Tunísia, Marrocos, Jordânia, Bahrein, Arábia Saudita, Kuwait e Síria. O calendário de jogos foi aberto oficialmente no dia 23 de julho e se encerrou neste domingo (08).
O Catar foi o país árabe melhor classificado na competição, já que conseguiu três medalhas, das quais duas de ouro e uma bronze. Foram os dois primeiros ouros olímpicos da história do Catar. O atleta Fares Ibrahim El-Bakh conquistou ouro na categoria 96 kg no levantamento de peso e o esportista Mutaz Essa Barshim no salto em altura.
A medalha de bronze do Catar veio do vôlei de praia masculino. Cherif Younousse e Ahmed Tijan derrotaram a equipe da Letônia, de Martin Plavins e Edgar Tocs, na sexta-feira (06). O desempenho da dupla do Catar nas Olimpíadas foi uma surpresa. A equipe da Letônia tirou das Olimpíadas a dupla brasileira Alison e Álvaro.
O segundo país árabe melhor colocado em Tóquio foi o Egito com seis medalhas, uma de ouro, uma de prata e quatro de bronze. O ouro egípcio veio do Karatê Kumite, com a atleta Feryal Abdelaziz (foto de abertura), na categoria acima de 61 quilos. A prata foi conquistada por Ahmed Elgendy, no pentatlo moderno. Ganharam bronze Giana Lotfy, no Kumite feminino até 61 quilos, Seif Eissa, no taekwondo masculino 80 quilos, Hedaya Malak, no taekwondo feminino 67 quilos, e Mohamed Ibrahim Elsayed, na luta greco-romana 67 quilos. O Egito ficou na colocação 54 das Olimpíadas.
A Tunísia foi o terceiro país árabe melhor classificado em Tóquio, na 58ª posição. O país conseguiu duas medalhas, uma de ouro e uma de prata. O ouro veio de Ahmed Hafnaoui, com nado livre masculino 400 metros. Deu prata para a Tunísia o atleta Mohamed Khalil Jendoubi, com taekwondo masculino 58 quilos.
O Marrocos ficou na 63ª colocação com uma medalha de ouro no atletismo masculino 3.000 metros com obstáculos, de Soufiane El Bakkali. A Jordânia ficou em 74º lugar com uma prata de Saleh Elsharabaty, no taekwondo masculino 80 quilos, e um bronze de Abdel Rahman Almasatfa no Kumite masculino 67 quilos.
O Bahrein ficou em 77º lugar, com uma prata de Kalkidan Gezahegne no atletismo feminino 10 mil metros. A Arábia Saudita ficou na mesma posição que o Bahrein, com uma medalha de prata de Tareq Hamedi no Kumite masculino mais de 75 quilos.
O Kuwait ficou na 86ª colocação, com um bronze de Abdullah Alrashidi no tiro masculino. A Síria, também em 86º lugar, levou medalha de bronze do atleta Man Asaad no levantamento de peso masculino mais de 109 quilos.