Da redação
São Paulo – A Volkswagen do Brasil anunciou nesta segunda-feira (07) a conquista de seu 10° novo mercado no exterior em menos de um ano. Tal destino é Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, para onde acabam de ser embarcadas 100 unidades da picape Saveiro.
Do total dos mercados abertos pela empresa no período de um ano, seis são formados por países árabes. Além de Abu Dhabi, a companhia vendeu veículos para a Líbia, Líbano, Marrocos, Argélia e Egito. Além destes, a empresa exportou também para a Alemanha, Áustria, Nigéria e Etiópia.
Segundo informações de sua assessoria de imprensa, a Volks já vendeu 76.034 veículos no exterior de janeiro a maio deste ano, o que significa um crescimento de 26% em relação ao mesmo período do ano passado. A expectativa é chegar a 180 mil unidades até o final do ano. Os principais mercados continuam sendo o México, com 34.546 veículos enviados de janeiro a maio, Argentina (16,3 mil unidades) e Estados Unidos (6.148 carros).
Modificações
De acordo com dados da companhia, as Saveiros embarcadas para Abu Dhabi foram submetidas a algumas modificações em relação ao modelo comercializado no Brasil. O motor foi adaptado para receber gasolina 100% pura, já que no Brasil o combustível é mistura ao álcool. Além disso, foram instalados alarmes sonoros que indicam quando o carro ultrapassa os 120 quilômetros por hora e quando o cinto de segurança não foi afivelado, além de piscas nos paralamas.
O envio das picapes faz parte de um contrato de venda de 300 carros para Abu Dhabi, entre Saveiros e outros modelos da linha Gol, que devem ser embarcados nos próximos meses.
Ao todo, a empresa espera vender entre 3 mil e 3,5 mil carros para os países árabes em 2004. Em dois anos, a Volks espera que a quantidade de veículos exportados para região chegue a algo entre 5 mil e 5,5 mil.

