São Paulo – O Arab Advisors Group, consultoria da área de telecomunicações com sede na Jordânia, divulgou nesta quinta-feira (12) levantamento sobre o número de linhas celulares no mundo árabe. Segundo o relatório, havia 406,3 milhões de linhas em 19 países da região no final de março de 2014, no encerramento do último ano fiscal. Para efeitos de balanço, várias nações da Oriente Médio e Norte da África utilizam o período de 12 meses de abril de um ano a março do seguinte.
O total representa um aumento de 1,3% sobre o número de linhas existentes no final do trimestre anterior, ou seja, o último de 2013. Em todo o ano de 2013, de acordo com a consultoria, a quantidade de linhas cresceu 9,1%.
As três companhias que operam no Egito, Vodafone, Mobinil e Etisalat Misr, são as maiores do mundo árabe em termos de usuários. A pesquisa cobre 49 operadoras.
“Os serviços pré-pagos dominam o mercado árabe de celulares”, disse a analista sênior de pesquisas do Arab Advisors Group, Mai Al-Zeir, de acordo com comunicado da empresa. Ela destacou que 15 das operadoras pesquisadas tinham 90% ou mais de linhas pré-pagas em sua base de assinantes. “O Arab Advisors Group acredita que o rápido aumento do número de linhas no mundo árabe é claramente resultado do apelo crescente das ofertas de pré-pagos”, acrescentou.
De acordo com a analista, a penetração de celulares na região está acima de 110%, ou seja, há mais de uma linha por habitante. O uso é muito mais difundido do que o de linhas fixas, cuja penetração é inferior a 9%.


