São Paulo – Os países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), bloco econômico que inclui Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Omã e Kuwait, planejam a emissão de um visto único para turistas dos países do bloco. O documento permitirá que turistas e empresários visitem todos os países do grupo com apenas um documento de entrada, segundo informa o jornal The Peninsula, do Catar.
Para o secretário geral do GCC, Abdulrahman Al Attiyah, o comitê criado para estudar o caso avalia agora as regras para a emissão do visto unificado. Uma das maiores preocupações é a segurança do sistema.
Segundo Attiyah, a unificação de visto passou a ser estudada após os bons resultados surtidos pela regulamentação que permite a cidadãos do GCC livre trânsito entre os países do bloco, portando apenas seu documento de identidade.
"Devido a esta política, o comércio na região aumentou muito e os cidadãos do Golfo estão mais próximos," declarou Attiyah. Segundo o secretário geral do GCC, quando o cidadão está acompanhado de um funcionário de outra nacionalidade, como um motorista, cozinheiro ou empregada, o visto passou a ser concedido na fronteira. No passado, era necessário pedir o visto antes da viagem, o que complicava o livre trânsito.
Para a Câmara de Comércio e Indústria do Catar (QCCI), a emissão de um visto unificado será muito produtiva. "Isso vai encorajar empresários a visitar a região. Somos a favor de qualquer decisão cuja meta seja a melhora do ambiente comercial e de investimento na região," declarou o vice presidente da QCCI, Mohamed bin Ahmed Tawar Al Kuwari. "A vida aqui mudou. A economia está se abrindo", explicou o executivo, justificando a necessidade para modernização do sistema de vistos.
*Tradução de Mark Ament

