Algérie Presse Service
Argel (Argélia) – Ministros das Relações Exteriores de países do Mediterrâneo se reuniram nesta terça-feira (23) em Orã, a 400 quilômetros a oeste de Argel, para discutir assuntos de interesse comum, como a luta contra o terrorismo, imigração ilegal e integração econômica. O grupo, denominado 5+5, foi criado para fomentar a cooperação entre os países do oeste do Mar Mediterrâneo e inclui Tunísia, Argélia, Marrocos, Mauritânia, Líbia, Espanha, Portugal, França, Itália e Malta.
Entre os assuntos discutidos estão a cooperação para fazer da Bacia do Mediterrâneo uma “área de paz, estabilidade, prosperidade, liberdade e justiça, baseada no respeito à democracia e aos direitos humanos”. Com relação à economia, existem planos para a criação de uma zona de livre comércio do Magreb.
A promoção de investimentos, do fluxo de turistas, a proteção do meio ambiente e a necessidade de se fortalecer a cooperação para reduzir as diferenças sócio-econômicas também estão entre as preocupações do grupo.
No campo social, foi discutida a integração legal de imigrantes. Os dez países devem trabalhar para melhorar as condições de circulação e permanência de pessoas.

