São Paulo – Para discutir os grandes desafios causados pela crescente urbanização, o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, o ONU-Habitat, vai realizar de 22 a 26, no Rio de Janeiro, o 5º Fórum Urbano Mundial. O evento vai reunir mais de 130 expositores de diversos países, entre eles do Bahrein, Egito, Líbano e Arábia Saudita.
Na mostra, o público vai poder conhecer diferentes inovações na área de desenvolvimento urbano com o objetivo de criar cidades mais inclusivas. O fórum será realizado na Zona Portuária do Rio de Janeiro e conta com a organização do Ministério das Cidades, do governo brasileiro.
Além dos países árabes, participam expositores da África do Sul, Camarão, Angola, Irlanda, Estados Unidos, México, Bolívia, Canadá, Peru, entre outros. Os expositores são, na maioria, administradores municipais, agências da ONU e Organizações não-governamentais (ONGs). O tema do fórum será “O Direito à Cidade: Unindo o Urbano Dividido”.
Para participar do fórum, o ONU-Habitat vai trazer autoridades, especialistas urbanos, pensadores e acadêmicos, líderes comunitários e ativistas para ajudar a desenvolver novas políticas para o desenvolvimento de cidades melhores. São esperadas 15 mil pessoas para o evento.
O fórum também vai ter 12 mesas-redondas que vão oferecer uma plataforma de comunicação estratégica para que todos os grupos parceiros possam articular seus pontos de vista sobre urbanização sustentável. As mesas serão divididas em ministros, prefeitos, parlamentares, ONGs, profissionais do Habitat, pesquisadores, entre outros.
Desde 2001
Em 2001, a Assembléia Geral das Nações Unidas decidiu realizar, a cada dois anos, sessões de um Fórum Urbano Mundial, sob a responsabilidade da Agência Habitat das Nações Unidas, com o objetivo de reunir, regularmente, parceiros governamentais, da sociedade civil e do setor privado, em torno de grandes desafios da urbanização.
O último fórum, que foi realizado em 2006, em Vancouver, no Canadá, contou com a participação de mais de 10 mil pessoas, entre governantes de 160 países, parlamentares, autoridades, acadêmicos, profissionais da área, entre outros.
Mais informações
Site: http://wuf5.cidades.gov.br

