São Paulo – A Autoridade Nacional Palestina (ANP) quer securitizar parte de sua dívida com bancos locais por meio da emissão de títulos. A intenção é emitir US$ 200 milhões como valor inicial já no primeiro quadrimestre de 2013, de um total de empréstimos que chega a US$ 1,3 bilhão. As informações foram publicadas nesta segunda-feira (01) pelo site da TV Al Jazeera, do Catar.
De acordo com Jihad Al-Wazir, presidente da Autoridade Monetária Palestina, parte da dívida do governo palestino será transformada em papéis financeiros que serão lançados aos bancos.
A Autoridade Monetária Palestina supervisiona as operações financeiras na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, mas os palestinos não contam com moeda própria, pois utilizam o shekel israelense na maioria de suas transferências bancárias.
Para Wazir, a economia palestina caminha de forma satisfatória se consideradas as circunstâncias às quais está submetida pela ocupação israelense. Segundo ele, espera-se que o Produto Interno Bruto da Palestina cresça cerca de 5% em 2012. Se houvesse uma suspensão dos bloqueios israelenses, diz ele, a economia local poderia crescer entre 14% e 15% por vários anos.
*Tradução de Aurea Santos

