Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – O Brasil terá uma nova embaixadora na Palestina. A diplomata Ligia Maria Scherer será a próxima chefe do escritório de representação que o Brasil mantém em Ramallah. Ela deve assumir o posto por volta do mês de outubro. "Tudo o que pudermos fazer para estreitar as relações entre Brasil e Palestina, será feito", disse Ligia, em entrevista à ANBA na última sexta-feira (17), quando esteve na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em São Paulo, para um encontro de aproximação com os líderes da entidade.
No encontro, o presidente da Câmara Árabe, Antonio Sarkis Jr., colocou a entidade à disposição para ajudar a promover as relações entre os dois países na área de comércio e turismo. Foi discutido, entre outros temas, as possibilidades em setores como de azeite de oliva, azeitonas, granitos amarelos e artesanato religioso, nos quais a Palestina tem produção. Participaram da reunião ainda o vice-presidente de comércio exterior da Câmara Árabe, Salim Schahin, o diretor Bechara Ibrahim e o secretário-geral, Michel Alaby.
A embaixadora também conheceu mais de perto as atividades da Câmara Árabe, que há 55 anos, desde a sua fundação, atua na promoção das relações entre o mundo árabe e o Brasil. Sarkis falou sobre as ações comerciais desenvolvidas e também sobre a importância de iniciativas culturais na aproximação dos povos dos dois países. Ligia recebeu de Sarkis uma versão do Alcorão traduzido pelo vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara Árabe, Helmi Nasr, e um dicionário Árabe-Português, também obra de Nasr, além um DVD sobre a presença dos árabes no Brasil e uma placa de homenagem.
Ligia trabalha atualmente na representação brasileira junto a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em Roma, onde é ministra conselheira. O escritório de representação na Palestina será o primeiro que ela assumirá como embaixadora. Na sua carreira diplomática, Ligia atuou também em embaixadas brasileiras em Roma, Tóquio, Washington e Israel. Além disso, ela trabalhou na missão do governo brasileiro junto à União Européia, em Bruxelas, na Bélgica.
Na Palestina vivem atualmente cerca de 3,8 milhões de pessoas. O Produto Interno Bruto (PIB) local é de US$ 4,7 bilhões. O país é membro da Liga Árabe e fica na Costa Leste do Mediterrâneo, ao oeste da Jordânia e ao sul do Líbano. A agricultura contribui com um terço da economia da Palestina e emprega cerca de 12% da população local economicamente ativa. Os principais parceiros comerciais locais são a União Européia e os países asiáticos. O idioma oficial da Palestina é o árabe e o comercial é o inglês.

