São Paulo – A historiadora Arlene Clemesha vai falar sobre as relações entre o Oriente e o Ocidente em uma palestra no dia 08 de setembro, no Espaço Câmara Árabe, na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, na capital paulista. Diretora do Centro de Estudos Árabes da Universidade de São Paulo (USP), ela vai abordar a diversidade do Oriente Médio e mostrar que os países ocidentais têm uma imagem unificada e equivocada da região, baseada principalmente nos grupos extremistas.
“Temos uma visão não apenas simplificada, que tende a anular a complexidade da história contemporânea da região, como também uma visão esquemática, que emprega um conceito monolítico para os árabes e os acomoda em determinada visão de mundo elaborada para justificar e perpetuar os poderes ora vigentes”, afirma Clemesha, antecipando um pouco do que vai falar na palestra. Segundo ela, no cerne desse esquematismo está a própria divisão artificial do mundo, entre Ocidente e Oriente.
Derrubando a imagem atual, a historiadora vai apresentar o pensamento de alguns autores que demonstraram que as raízes da democracia estiveram presentes na própria origem da teologia islâmica e do pensamento filosófico no mundo árabe. Ela aponta a ausência de elevado nível de democracia nos países árabes a razões históricas e não intrínsecas ao povo. “O livre debate de ideias pode ser visto como um dos principais aspectos, ou alicerces, da democracia e temos visto como os jovens dos países árabes lutaram e continuam lutando, arriscando suas vidas, pela liberdade de expressão”, diz.
Clemesha defende que se pare de utilizar os termos “Ocidente” e “Oriente” para as duas regiões. “Afinal, o que há são inúmeros povos que habitam o globo, que se relacionam e se relacionaram ao longo da história, cujas ideias viajaram, influenciaram e se fundiram a outras, dando origem a tudo que hoje temos de mais avançado – e atrasado – no mundo. A democracia e os direitos humanos, a guerra e o terrorismo, não são atributos de tal ou qual povo ou ‘civilização’”, afirma a professora.
A palestrante é graduada em História pela USP, tem mestrado e doutorado em História Econômica também pela universidade, onde atualmente é professora doutora do Departamento de Letras Orientais. Clemesha é ainda membro do comitê de coordenação da Rede de Coordenação Internacional das Nações Unidas para a Palestina (ICNP-UN) e da metacuradoria Glocal do Instituto de Estudos Avançados da USP.
A palestra de Arlene Clemesha na Câmara Árabe faz parte do Ciclo de Palestras que a entidade promove, que traz especialistas em temas como economia, comércio, história, comportamento, entre outros assuntos de interesse empresarial e de ligação com o mundo árabe. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas.
Serviço:
Palestra "As Relações Ocidente-Oriente – Onde falham os esquematismos e simplificações"
Com Arlene Clemesha
Dia 8 de setembro (terça-feira), às 19 horas
Espaço Câmara Árabe
Av. Paulista, 326 – 11º andar – Bela Vista – São Paulo – SP
(Estacionamento gratuito rua Teixeira da Silva, 204)
Entrada gratuita
Inscrições: http://www.ccab.org.br/arabe-brasil/br/home/eventos/ciclo-de-palestras-as-relacoes-ocidenteoriente.fss


