São Paulo – A história da perfumaria oriental será contada na palestra O mundo dos perfumes do Oriente, que ocorre na próxima segunda-feira (12), no Espaço One, do Shopping Iguatemi, na capital paulista. A apresentação será feita pela empresária Julia de Biase, dona da Al Zahra, loja especializada em perfumes árabes.
A palestra faz parte de um evento especial sobre perfumaria de nicho, organizado pela loja Caleche. Segundo a empresária, esta foi a primeira loja a vender os perfumes árabes da marca Asgharali, quando Biase começou a importá-los do Bahrein para o Brasil, em 2013.
“Vou começar falando sobre a história dos perfumes que começa três mil anos antes de Cristo, no Antigo Egito, passando pela Índia, pelos povos semitas e chegando até o mundo árabe no século 11, quando Ibn Sina criou o primeiro perfume com óleo essencial, da forma como conhecemos o perfume hoje”, explica Biase.
“Antes, quem usava perfume eram os faraós e sacerdotes. O perfume era macerado e usado como forma de distinção de classes”, conta a empresária. Muitos anos depois, Ibn Sina usou a destilação para extrair óleo de rosas, processo que foi a base para a criação dos perfumes atuais.
Hoje, em sua loja, Biase vende os perfumes da Asgharali e também de sua marca própria, que leva o mesmo nome de seu estabelecimento, Al Zahra. Perguntada sobre qual seria o principal local de referência no mundo árabe em relação à indústria de perfumes, Biase aponta Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
“Todos os grandes lançamentos de perfumes são feitos antes em Dubai para ver se serão aceitos no mercado”, diz. “Uma marca francesa que cria um perfume oriental lança antes em Dubai para ver se tem aceitação. Dubai se tornou referência de perfumaria oriental”, aponta. Além do emirado, ela também menciona Bahrein, Kuwait, Omã, Arábia Saudita e Catar como locais com uma importante produção de perfumes.
No evento da segunda-feira (12), haverá ainda duas palestras sobre perfumaria francesa. Biase também fará o lançamento de duas novas fragrâncias da Ashgarali, o Asala Attar (R$ 1.876), unissex, e o Reneen (R$ 2.150), feminino, além da divulgação da fragrância masculina Fursan Al Oruba (R$ 1.600), que havia se esgotado e está de volta ao mercado brasileiro.
Executivos da indústria de perfumes e jornalistas da imprensa especializada interessados em participar do evento, que é só para convidados, devem entrar em contato pelo telefone 11 2122-6005. O encontro terá início às 14h e a palestra de Biase ocorre às 14h30.