São Paulo – A professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Liliane Faria Corrêa Pinto fará nesta sexta-feira (24) uma palestra sobre a relação do português Eça de Queiroz e do imperador do Brasil, Dom Pedro II, com o Egito, na Universidade do Porto, em Portugal. Liliane é docente do curso de Licenciatura em Ciências Humanas da UFMA e falará em um seminário aberto na instituição de ensino portuguesa, segundo informação divulgada no site da universidade maranhense.
A palestra “O Egito entre Eça de Queiroz e Dom Pedro II” abordará o Egito do século XIX, quando o escritor e diplomata Eça de Queiroz viajou para o Egito para relatar as cerimônias de inauguração do Canal de Suez e se deparou com um país de muitas contradições sociais, com um emaranhado de culturas. Alguns anos depois de Eça de Queiroz, foi a vez de Dom Pedro II viajar ao país para conhecer os vestígios do Egito Antigo. Ele se identificou com os egípcios da época.
Liliane Corrêa pesquisou o tema e percorreu no Egito locais por onde Dom Pedro II passou (foto acima), como parte dos seus estudos de pós-doutorado na Universidade de Assuã, no Egito. Atualmente ela está fazendo os estudos de pós-doutorado na Universidade do Porto e para tal percorreu os locais visitados por Eça de Queiroz. A ideia é comparar as impressões dos dois viajantes, segundo Liliane.
Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Liliane tem mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getulio Vargas (FGV).
A palestra faz parte de seminário do Mestrado em História Contemporânea da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Flup), que terá moderação do professor Jorge Fernandes Alves. Além de Liliane, o pesquisador de pós-doutorado do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Flup, o egípcio Maged Elgebaly, fará a palestra “Estudo comparado entre ‘O Egito’ de Eça de Queiroz e ‘Tahrir’ de Alexandra Lucas Coelho”.
Elgebaly apresentará um estudo comparado entre a obra “O Egito”, escrita por Eça de Queiroz, e o livro “Tahrir: os dias da revolução no Egito”, diário do testemunho da jornalista portuguesa Alexandra Lucas Coelho na revolução egípcia de 2011, durante a chamada Primavera Árabe. Elgebaly é professor-coordenador do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade de Assuã e participa ativamente da divulgação da língua portuguesa no Egito. Ele foi supervisor da pesquisa de Liliane sobre Dom Pedro II no Egito.
O encontro ocorre das 15 às 17 horas na sala 409 da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a entrada é livre.
Serviço
Seminário do Mestrado em História Contemporânea
Sexta-feira, 24 de maio de 2019, às 15 horas
Faculdade de Letras da Universidade do Porto – Sala 409
Via Panorâmica s/n – Porto – Portugal
Entrada livre
Mais informações aqui