São Paulo – O Líbano será tema de uma palestra nesta sexta-feira (15) em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Realizada pela Dom Helder Escola de Direito (ESDHC) e Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE) e chamada “Líbano – Intercâmbio Acadêmico e suas Especificidades”, a palestra será feita pelo brasileiro Roberto Khatlab, diretor do Centro de Estudos e Culturas da América Latina (Cecal) da Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Usek), do Líbano. Essa será a conferência magna que abrirá o ano acadêmico da ESDHC e EMGE.
Khatlab fará uma apresentação do Líbano, sua história, cultura e educação, com o intuito de incentivar o intercâmbio de professores e a mobilidade estudantil. Segundo o diretor do Cecal, a palestra faz parte da estratégia da Usek de abrir-se para a América Latina, visto que a região tem grande comunidade de libaneses. Também haverá a assinatura do termo de um convênio entre a Usek e as escolas.
Segundo Khatlab, o relacionamento da Usek e a instituição se deu por meio da Associação Cultural Líbano-Brasileira de Minas Gerais (ACLB/MG), que tem um departamento acadêmico com o objetivo de fortalecer as relações do Brasil e do Líbano na área. De acordo com informações da universidade, a conferência é aberta à comunidade acadêmica e não é preciso fazer inscrição. Ela ocorrerá pela manhã, das 9h às 11h, e haverá outra edição pela noite, das 19h às 21h.