&São Paulo – A Palm Jumeirah, conjunto de ilhas construídas pela empresa Nakheel em forma de palmeira e lua crescente na costa do emirado de Dubai, ganhará cinco novos hotéis até 2011, segundo informa o jornal Emirates Business 24/7. A previsão é que no futuro o arquipélago artificial tenha 30 hotéis de frente para o mar, pois nenhum projeto foi cancelado devido à crise econômica global.
Com relação ao desenvolvimento destes projetos, segundo informou ao jornal árabe a assessoria de imprensa da Nakheel, o Palm Jumeirah será um dos principais resorts do mundo, oferecendo mais de 30 hotéis de frente para o mar, no tronco da palmeira e no crescente. Por enquanto, apenas o hotel Atlantis, The Palm está operando.
A assessoria de imprensa da empresa acrescentou também que há hotéis em construção, entre eles o Fairmont Hotel Residences, Royal Amwaj e Oceana, Kempinski e o Ottoman Place, que deve abrir nos próximos meses, além de outros projetos que devem entrar em construção durante o ano de 2010.
Hotéis
O Kempinski Hotel Emerald Palace continua com planos para inauguração em 2010, tendo sido atrasado só em alguns meses, enquanto o Oceana Hotel and Spa, da Movenpick, também teve suas obras atrasadas em alguns meses, de 2009 para o segundo trimestre de 2010. Outra obra da Movenpick na Palm Jumeirah, o Royal Amwaj Resort & Spa, de 239 quartos, teve sua inauguração postergada do primeiro trimestre de 2009 para o decorrer de 2010.
Entre os hotéis em construção no Palm Jumeirah, o primeiro a anunciar atrasos em seus planos foi o Trump International Hotel and Tower, uma torre de ferro e vidro de 62 andares e 300 quartos, com investimento previsto de US$ 600 milhões. As obras foram postas em pausa, com previsão para retorno em dois ou três anos, quando Dubai voltar à estabilidade econômica. Os planos originais eram para que a obra, iniciada em 2005, fosse inaugurada em 2009.
Dois hotéis do grupo IFA Hotels & Resorts na Palm Jumeirah – o Kingdom of Sheba e o Fairmont Palm Jumeirah – têm previsão para inauguração em 2011. Os planos iniciais eram para inauguração do Kingdom of Sheba no final de 2009 ou início de 2010, enquanto os planos para inauguração do Fairmont permanecem inalterados, para o primeiro trimestre de 2011. O resort Jumeirah Al Fattan tem inauguração prevista para o início de 2011.
*Tradução de Mark Ament