São Paulo – Todos os anos a rede paulistana Ofner, especializada em doces, salgados, chocolates e sorvetes, lança novos sabores de panetones para atender às demandas das festas. Um dos sabores que é novidade da empresa para este fim de ano é o panetone com damasco e tâmara, que desde outubro já é sucesso de vendas e público. O produto é feito com tâmaras cultivadas nos Emirados Árabes Unidos. As tâmaras inteiras e sem caroço são do tipo khalas e da marca Date Crown, da empresa Al Foah.
A ANBA conversou com Mario Costa Junior, diretor comercial da Ofner. Costa contou que a empresa pensa nos novos produtos para as festas com um ano de antecedência. “Criamos quatro versões do produto até chegarmos neste panetone com tâmara, damasco e amêndoas, que tem tudo a ver com o Natal”, disse Costa.
A produção para este ano foi de 1,2 milhão de peças de panetone Ofner de todos os sabores. Muitos deles já estão praticamente esgotados, como é o caso do produto com tâmaras. “Estamos produzindo mais dez mil peças do produto com damasco e tâmara esta semana, foi um megassucesso, e provavelmente não vamos chegar ao dia 25 com produto na prateleira”, disse.
Foram compradas “algumas toneladas” das tâmaras dos Emirados para a fabricação dos panetones, segundo Costa. O sucesso deve se repetir para o fim do ano que vem e a tendência é aumentar o volume de produção do panetone com tâmara, mas não há previsão de lançamento de colomba pascal com a fruta árabe para a Páscoa de 2022. “Quem sabe para 2023”, cogitou o executivo.
O panetone com tâmaras foi agregado à linha clássica de panetones da marca, que conta com o panetone de frutas cristalizadas e com o de gotas de chocolate. “Eles três têm a mesma embalagem, estratégia de promoção e precificação”, cotou Costa. Ele ressaltou que o sucesso se deve, além da qualidade do produto, a uma promoção em que o cliente compra dois panetones da linha clássica e leva o terceiro de graça. “Então o cliente compra um de frutas, um de chocolate e um com tâmara e damasco para experimentar. E na recompra, ele já está levando os três de tâmara”, disse Costa.
O lançamento já é um sucesso e em vendas, fica atrás apenas dos clássicos panetone de frutas e de chocolate. “Na sequência vem o panetone com tâmaras, e depois, os recheados”, disse o diretor. O damasco utilizado no panetone é turco, do tipo extramacio, e cortado em pedaços menores. Os panetones são feitos com fermentação natural.
Saiba mais sobre tâmaras:
Degustações das novidades são oferecidas em algumas lojas. Além dos panetones próprios, a companhia também fabrica produtos para outras 30 marcas premium do mercado brasileiro (private label). A empresa tem 69 anos e produz todos os seus quitutes em uma fábrica de 6.500 metros quadrados no bairro do Socorro, em São Paulo.
A companhia conta com rede própria de 25 lojas entre São Paulo e Grande São Paulo e atende os demais estados brasileiros por meio de representantes. No exterior, a Ofner já comercializa produtos em 14 estados dos Estados Unidos e em três ilhas do Caribe. Agora, ela está iniciando as operações nos Emirados Árabes e pretende abrir ainda mais esse mercado.
A Ofner nos Emirados
Foi enviada uma pequena quantidade de panetones para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para testar o mercado. As embalagens estão em inglês. “Foi a primeira vez que enviamos para um país árabe”, contou Costa. Ele informou que os panetones de frutas, gostas de chocolate, tâmaras e os recheados serão comercializados na cafeteria do pavilhão Brasil na Expo 2020 a partir da semana que vem. “Nossa marca tem tudo a ver com os países árabes, é um público exigente e com poder aquisitivo. Nossos produtos têm alta qualidade, embalagens lindas e são muito mais competitivos que um produto europeu, além de nossa marca ter 70 anos de história”, disse Costa.
A Al Foah faz parte do Grupo Agthia. A empresa brasileira que importa as tâmaras da Al Foah é a De Biase & Presbiteris, da empresária Julia de Biase. Costa e Biase se conhecem há cerca de 15 anos, e há três anos vinham conversando sobre a possibilidade de desenvolver um produto em parceria. “Essa é mais uma conquista e eu batalho para que as tâmaras [Al Foah] sejam não só conhecidas, mas reconhecidas em território brasileiro”, disse Biase.
A tâmara do tipo khalas é mais seca e por isso, muito mais doce, quase um melaço. “É com ela que é feito o mel de tâmaras, é muito mais doce e saborosa”, disse Julia de Biase à ANBA. O panetone com tâmara é uma novidade tanto para o mercado brasileiro como no mercado mundial, informou Biase. “É uma inovação”, declarou.
Segundo a empresária, a tâmara é um símbolo de prosperidade, generosidade e fertilidade. “Também é um símbolo de renovação, transformação e esperança, principalmente depois de tudo o que passamos com a pandemia, e tem tudo a ver com o Natal”, disse.