Marina Sarruf
São Paulo – O Papa Shenouda III de Alexandria chega hoje (10) no Brasil para consagrar a primeira e única Igreja Copta Ortodoxa do país, localizada no bairro do Jabaquara em São Paulo. Ele virá acompanhado por uma comitiva com cerca de 16 pessoas, entre bispos e padres egípcios. O grupo será recebido por embaixadores árabes e pelo padre Aghason Anba Paul, responsável pela igreja paulista.
Antes de chegar em São Paulo, Shenouda estava na África do Sul e no domingo, após a missa de consagração da igreja, seguirá para Bolívia. No sábado pela manhã, Aghason pretende levar o patriarca copta para conhecer a cidade de São Paulo.
"Eu gostaria de levá-lo no Museu do Ipiranga, porque é um marco histórico do Brasil", disse Aghason. Na parte da tarde, o Papa Shenouda participará de um almoço, organizado pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, e em seguida ele dará uma entrevista coletiva no Hotel Maksoud Plaza.
Para Aghason, a presença do Papa Shenouda "é uma benção muito grande". Segundo ela, essas viagens são realizadas para aproximar ainda mais o patriarca dos fiéis ao redor do mundo.
A missa de consagração da Igreja Copta Ortodoxa, concluída em setembro de 2001, será realizada às 8h30 de domingo (12). Entre os convidados está o cardeal dom Cláudio Hummes, arcebispo de São Paulo. A missa será aberta ao público.
Linhagem de São Marcos
O Papa Shenouda, de 82 anos, nasceu em Assiut, no sul do Egito, e seu nome de batismo é Nazeer Gayed. Com mais de 120 livros religiosos escritos, Shenouda foi o primeiro Papa copta a visitar o Vaticano, em 1973, quando foi recebido por Paulo VI. Em 2000, o Papa João Paulo II retribui sua visita durante viagem ao Egito.
A Igreja Copta reúne a maioria absoluta dos cristãos egípcios e, segundo reza a tradição, a Igreja teve início com São Marcos no primeiro século da Era Cristã. Shenouda já lidera a Igreja Copta há 34 anos e é 117º Papa. De acordo com Aghason, as palestras do Papa Shenouda, que são realizadas todas as quartas feiras na Catedral do Cairo, reúnem cerca de 5 mil pessoas.
Segundo Aghason, umas das crenças dos coptas que se diferenciam da Igreja Católica são que os coptas, por exemplo, não acreditam na existência do Purgatório e divergem dos católicos em relação a aspectos da natureza de Cristo e do Espírito Santo. O termo "copta" vem da palavra árabe "qbit", que significa egípcio. Os coptas acreditam descender dos egípcios antigos.
Aghason, que também nasceu no sul do Egito, veio para o Brasil em 1993 com a missão de estabelecer uma igreja copta.
Serviço
Igreja São Marcos Copta Ortodoxa
Rua São Borja, 201, Cidade Vargas, Jabaquara, São Paulo
Missa de consagração
Domingo 12/02/2006
Horário: 8h30

