São Paulo – João Campos, CEO da Seara Alimentos, afirmou na segunda edição do Global Halal Brazil Business Forum que fazer produtos de qualidade é uma vocação da companhia. Por isso, segundo o executivo, a empresa pertencente ao grupo JBS, conquistou uma posição de bastante destaque tanto no Brasil quanto no mundo. O evento é promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a certificadora Fambras Halal.
“Nós exportamos hoje 160.000 toneladas por mês para mais de 130 países, muitos dos quais estão representados neste fórum, o que nos orgulha bastante, mas também nos dá uma responsabilidade muito grande de manter esse padrão de qualidade que nos trouxe até aqui e que eu tenho certeza de que vai continuar nos levando para conquistar ainda mais parcerias e consumidores mundo afora”, afirmou Campos.
Segundo o executivo, a Seara atende diretamente mais de 200.000 clientes e está em 90% dos lares brasileiros. Alguns anos atrás, a companhia decidiu entrar no Oriente Médio, com uma fábrica na Arábia Saudita e outra nos Emirados Árabes Unidos.
“É com muito orgulho que a gente vê o quanto a marca tem crescido nesses mercados”, afirmou Campos. “Mais uma vez, uma prova de que o foco em qualidade e proximidade com os nossos clientes e parceiros é fundamental.”
De acordo com o CEO da Seara, o halal tem muito a ver com a empresa. Ele citou como exemplo a crença na busca da qualidade, de garantia de procedência e segurança do alimento. “Nós prezamos qualidade, inovação, tecnologia, são pilares que nos fazem hoje ser o maior exportador de frango do Brasil e um dos maiores exportadores de produtos halal, não só para mercados árabes, mas também para a Europa, o Japão e outros mercados.”
Na Seara, das 32 plantas de aves, 30 delas são habilitadas para produtos halal, o que, na opinião de seu CEO, demonstra que, mais que um atestado, a certificação é um compromisso de qualidade, governança e segurança alimentar, alinhados com as práticas de ESG.
A Seara hoje tem mais de 90.000 colaboradores. Toda a sua cadeia de produção de frangos conta com rastreabilidade. Ela é tocada em parceria com mais de 10.000 integrados, pequenos empresários que têm uma granja que cuida do crescimento do frango da companhia.
Campos disse que a Seara trabalha junto com esses pequenos produtores para auxiliá-los na gestão de seu negócio, bem como para assessorá-los no processo de sucessão familiar. “Hoje, um dos maiores desafios é como manter os jovens e essas famílias no campo.”
Uma das soluções é fornecer tecnologia e digitalizar toda a gestão das granjas, o que facilita o ingresso dos jovens nesse mercado e proporciona sustentabilidade a esse modelo. Além disso, mais de 60% das granjas já têm energia solar, o que permite economia e propicia rendimento, com a venda de excedente de energia para a concessionária local.
“A sustentabilidade é um jeito de fazer negócio de uma maneira melhor. Ela gera eficiência e mais produtividade para aquilo que a gente já tem”, disse Campos. “Tenho certeza de que quando a gente alia a agenda de ESG aos nossos produtos halal, isso nos fortalece ainda mais para o longo prazo, porque o halal já demanda isso. E quanto mais a gente fizer isso, mais o halal cresce de relevância para todos, dos fornecedores aos clientes.”
O GHB ocorre com apoio da International Halal Academy, Câmara Islâmica de Comércio, Indústria e Agricultura, União das Câmaras Árabes e Liga Árabe, e parceria do Governo Federal, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), Ministério das Relações Exteriores e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Os patrocinadores são BRF, Marfrig, Minerva Foods, Laila Travel, Turkish Airlines, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Travel Plus, H2R Insights & Trends, World Logistic Passport (WLP), Banco ABC Brasil, Seara, Pão & Arte, Cristal Plus e Pamunã Alimentos.