São Paulo – O Brasil entrou na rota de prioridades das empresas e órgãos turísticos dos países árabes. Egito, Jordânia, Marrocos, Líbano e Emirados Árabes Unidos são algumas das nações que enviaram empresas e representantes para expor na World Travel Market Latin America (WTM), feira de turismo que começou nesta terça-feira (23), em São Paulo. Os árabes que participam do evento querem atrair visitantes brasileiros, seja em viagem de férias ou de negócios.
O diretor de Promoções e Escritórios no Exterior da Abu Dhabi Tourism & Culture Authority (TCA), Mubarak Rashed Al Nuaimi, afirmou que o órgão participa pela primeira vez de uma feira no Brasil porque a economia do País tem apresentado crescimento. Ele disse que a presença no evento está relacionada ao início dos voos diretos da companhia aérea local, Etihad Airways, a partir de junho.
“O Brasil tem muito potencial e é por isso que estamos participando do evento. Acreditamos que o fluxo de passageiros a partir do Brasil vai crescer, e rápido, para a nossa região”, afirmou Nuaimi. De acordo com o executivo, aproximadamente três mil brasileiros se hospedaram em hotéis de Abu Dhabi em 2012, quantidade que deverá dobrar neste ano devido aos voos da Etihad. “Esse volume vai crescer ainda mais nos próximos anos”, disse.
A Etihad Airways começa a voar entre Abu Dhabi e São Paulo sem escalas em 1º de junho com três voos semanais, às terças, quintas e sábados. A partir de 1º de julho, os voos serão diários.
Nuaimi reconhece que muitos dos passageiros dos voos da Etihad procedentes do Brasil não ficarão em Abu Dhabi, pois vão utilizar o emirado como conexão para outros destinos no Oriente Médio, Europa, Ásia e Oceania. Ele afirma, porém, que tem “estratégias” para que esses turistas conheçam a cidade. “Podemos fazer uma promoção do tipo ‘reserve duas diárias e ganhe uma’, podemos apresentar a eles os atrativos culturais e turísticos que temos”, disse.
A vizinha mais famosa de Abu Dhabi, Dubai, também quer os turistas brasileiros. Diretor executivo de Turismo de Negócios do Departamento de Turismo e Marketing de Dubai, Hamad Mohammed Bin Mejren afirma que a quantidade de turistas brasileiros em Dubai está crescendo, mas acredita que ainda não chegou ao limite. Em 2012, Dubai recebeu 40 mil hóspedes brasileiros, 16% mais do que em 2011. Pelo aeroporto de Dubai, diz, passaram 300 mil brasileiros, um crescimento de 29% em comparação com o ano anterior.
“O Brasil está crescendo muito. Quinze empresas do setor turístico de Dubai vieram conosco para este evento e todas têm uma grande demanda. Viemos também para orientar os operadores locais que ainda têm dificuldade em proceder com os pedidos de visto, por exemplo. Há 20 empresas locais que desejam se unir a nós. Temos oportunidades”, disse Mejren.
O executivo atribui o crescimento do número de brasileiros em Dubai ao aumento da frequência de voos para o Emirado. Entre 2007 e janeiro de 2012, a Emirates Airline tinha um voo direto entre Dubai e São Paulo. Desde janeiro do ano passado, a empresa voa todos os dias entre Dubai e Buenos Aires, com escala no Rio de Janeiro. Mejren acredita que Dubai também será beneficiada pela nova frequência da Etihad Airways para Abu Dhabi.
Operadores otimistas
Gerente dos segmentos de Lazer e “Mice” (sigla em inglês para o turismo de feiras, incentivos, conferências e reuniões) da empresa de viagens ITL World, Mehboob Rehman afirmou que o Brasil é um dos países que oferecem maior potencial de crescimento para os negócios da companhia, especialmente no turismo de negócios. No Golfo, a ITL tem escritórios na Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Bahrein, Omã e Kuwait, além da Índia na Ásia.
Rehman disse que o Brasil é o país da região que oferece as melhores condições para ampliar os negócios da empresa. Ele afirmou que, assim como Dubai, as grandes cidades brasileiras são “hubs” locais e recebem turistas de toda a América Latina. “O Oriente Médio está no centro do mundo, tem conexões para muitos destinos. Da mesma forma, o Brasil é o país com mais conexões para a América Latina. Então são destinos que podem ser explorados. Queremos fazer negócios com as empresas de turismo”, afirmou.
O gerente de vendas da marroquina MTM Travel, Nour-eddine Noukoud, veio para a WTM de olho nos negócios com os operadores turísticos brasileiros. “Os brasileiros têm uma grande população, dinheiro para investir em viagens, uma classe média crescente e se interessam pelo Marrocos. Nós queremos explorar esta oportunidade”, disse.
Serviço
World Travel Market Latin America 2013
Até 25 de abril
Transamérica Expor Center
Avenida Doutor Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, São Paulo – SP
Informações e credenciamento no site http://www.wtmlatinamerica.com/page.cfm/Link=225/t=m/goSection=20


