São Paulo – Almofadas que lembram rádios antigos, luminárias em formas de personagens de jogos do videogame Atari e capachos com desenhos de fitas K-7 são algumas das peças que podem ser encontradas na loja virtual Meninos Store. Criada em 2008, pelos designers Diogo Magalhães e Bruno Warchavsky, a loja vende seus produtos para 32 países, sendo 70% de suas vendas voltadas ao exterior.
Apesar de ser brasileira, desde o início a Meninos Store fez sucesso mesmo em terras estrangeiras. Hoje, Estados Unidos e países europeus, como Alemanha, França, Espanha e Inglaterra, respondem pela maior parte das exportações, conta Magalhães. "Um dos motivos é a plataforma de comercialização, que é a internet. Lá fora, isto já é um mercado consolidado, não existe desconfiança do consumidor com a compra online", destaca o empresário. Com peças inspiradas, principalmente, no mundo virtual e no estilo vintage, a loja conta com uma página em português e outra em inglês.
Os dois sócios são responsáveis por toda a parte de direção de arte e criação das peças. A produção é terceirizada. Eles contam ainda com uma equipe de quatro pessoas que ajudam a tocar os projetos dos novos produtos. No site estão disponíveis, pelo menos, 24 categorias de itens que incluem cabides, porta-chaves, cofres, cadernos, relógios de parede, mousepads, utensílios de cozinha, camisetas, objetos de decoração, entre outros. Segundo Magalhães, cada produto tem um fornecedor diferente, sendo que a empresa trabalha com cerca de 20 fornecedores localizados, principalmente, no Sudeste e no Sul do país.
Falando em produção, ela também está se internacionalizando. "Estamos começando a produzir na China", revela o designer. O motivo? Custos e facilidade de distribuição dos produtos. "No Brasil, qualquer coisa que se vá fazer com plástico injetado é muito mais caro", explica Magalhães sobre um dos principais materiais usados em suas peças. O país asiático vai ganhar um escritório da empresa, para atuar na área de distribuição e acompanhamento da produção. Há também planos de abertura de um escritório nos Estados Unidos.
Com as boas vendas no varejo, a Meninos Store também chamou a atenção de outras lojas, físicas e online, passando a atuar no atacado. "As vendas de atacado foram organizadas este ano. Participamos de feiras de presentes no Brasil e a aceitação foi acima das nossas expectativas. Queremos investir mais neste mercado", conta Magalhães. Atualmente, as vendas no atacado, que são feitas tanto para lojas no Brasil quanto no exterior, respondem por 30% do faturamento da Meninos.
Serviço:
Meninos Store
www.meninos.us/br/ (em português)
www.meninos.us (em inglês)

