Campina Grande – Aparentemente ela é apenas uma cidade de médio porte, com ritmo de pequena metrópole, no meio da caatinga. A chegada em Campina Grande para quem vem de João Pessoa, pela rotatória de entrada da cidade, deixa essa impressão. Dali dá para ver shopping center e avenida, além de vegetação rasteira no entorno da área urbana. Mas, andando mais um pouco, conversando com quem vive por lá e até lendo sobre o local, é possível saber que Campina Grande, cidade do agreste do estado da Paraíba, é muito mais.
Campina Grande tem negócios, muitos negócios, e por isso serve de hospedaria para eventos importantes. Tem universidade, também muitas para o seu porte. A cidade tem festa, é dona de uma das maiores comemorações de São João do Brasil e da Micarande, um carnaval fora de época que mescla o estilo das micaretas da Bahia e das festas européias e norte-americanas. Isso além de teatros, feiras e comida regional, além do afeto de mestres do forró brasileiro, Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, que passaram e tocaram por ali.
Um monumento erguido aos dois músicos, aliás, bem no coração da cidade, é um dos principais cartões postais de Campina Grande e paisagem preferida para fotos de turistas. No monumento, Jackson toca pandeiro e Gonzagão toca sanfona, bem ao clima boemio, já que as estátuas de bronze são acompanhadas de um banquinho e uma mesa de bar, com direito até a copinho para a bebida. A festinha de Jackson e Luiz Gonzaga fica de frente a um açude, chamado Açude Velho, que, ornado por palmeiras, completa o clima de férias.
O município atrai turistas de outros estados, muitos do Nordeste mesmo, e também de fora do país. Os forasteiros chegam à cidade por motivos que vão de conferências promovidas pelas universidades e institutos até encontros de negócios, festejos e a boa comida nordestina. Se indagados sobre o turismo, porém, os moradores respondem sempre que a grande atração da sua Campina é a festa de São João. Campina Grande disputa com Caruaru, do estado de Pernambuco, o título de dona do maior São João do mundo e também de capital do forró.
Campina Grande já é um tanto agitada. Mas dizem que em junho o município ferve. O Parque do Povo, uma grande praça no centro da cidade com 42 mil metros quadrados, que entre julho e maio parece dormir, acordando para um ou outro evento, em junho vira chão para milhares de pés, que vão e vêm atrás de pipoca, quentão, paquera e pulam ao ritmo da música, principalmente forró e quadrilha. O São João de Campina Grande é lugar de achar namorado, mas é também festa que comporta casais com filhos em busca de diversão saudável.
Para quem chega fora da época de festas, uma boa opção é se fartar de comida regional. A cidade tem muitas pizzarias e churrascarias, bem indicadas por guias online de turismo, mas as mais famosas são as casas que servem pratos nordestinos. A Tábua de Carne é um dos restaurantes que tem no cardápio a comida local, o que inclui mesa bem servida com carne de sol, macaxeira, feijão de corda, manteiga de garrafa e carneiro.
Campina Grande é considerada, na Paraíba, a principal cidade de negócios. O município abriga pelo menos cinco universidades e é um pólo na fabricação de softwares, que são exportados para várias partes do mundo. A formação da mão-de-obra na área tecnológica, aliás, é um dos seus pontos fortes e essa união de educação com negócios acaba atraindo muitos turistas de negócios para o município. Tanto que apesar de não ser uma capital, a cidade tem boa infraestrutura de hotelaria, com hotéis cinco estrelas como o Garden Hotel e quatro estrelas como o Village. No Garden, a estrutura é de resort, com quartos simples, mas restaurante de alto padrão, piscinas, sauna, academia de ginástica, quadras e salas para festas e cursos.
Com 400 mil habitantes e conhecida por ser caminho entre a capital do estado, João Pessoa, e o sertão paraibano, Campina Grande se orgulha, até hoje, de ter sido chamada por Jackson do Pandeiro de “Rainha da Borborema”, termo este que o dicionário Aurélio define um "lugar ermo, estéril e despovoado". “Ó linda flor, linda morena. Campina Grande, minha Borborema”, disse Jackson em uma das suas canções, chamada "Forró em Campina". E Campina Grande, cheia de gente, gostou de ser lembrada e festejou o verso. Ali é quase tudo assim, uma grande festa.
Serviço:
Prefeitura Municipal de Campina Grande
Secretaria Municipal de Turismo
Telefone: +55 (83) 3310 6100
Site: www.campinagrande.pb.gov.br
Garden Hotel
Telefone: +55 (83) 3310 4000
Site: www.gardenhotelcampina.com
Restaurante Tábua de Carne
Telefone: +55 (83) 3341 1008
Site: www.tabuadecarne.com.br

