São Paulo – Nada melhor do que viajar para praticar a arte da fotografia. Essa é a ideia da escola Imagens e Aventuras, do Rio de Janeiro, que além de cursos fotográficos, organiza expedições para lugares exóticos. Em novembro, a escola vai promover pela primeira vez uma viagem aos Emirados Árabes e outra para Omã. As vagas são abertas para amadores e profissionais de todo o país.
Os grupos devem ter no mínimo seis pessoas e no máximo 12. Segundo o diretor da empresa, o fotógrafo Fabio Elias, o roteiro das duas expedições foram feitos por ele, que viajou para os Emirados e Omã no final do ano passado. "Eu busco sair do roteiro tradicional. Meu roteiro é feito à mão", disse ele, que vai acompanhar os grupos.
O diferencial das expedições da Imagens e Aventuras está no roteiro e no próprio objetivo da viagem, que vai além do turismo de aventura, e tem como foco a arte de fotografar. De acordo com Elias, durante a viagem são dadas aulas e workshops fotográficos. "Trabalho a parte técnica, que é a utilização do equipamento, e a parte estética, de composição. Não é só o lado mecânico de apertar o botão", afirmou ele, que já viajou para mais de 70 países fotografando.
A primeira viagem ao mundo árabe será realizada de 07 a 19 de novembro para Omã. Os participantes vão conhecer Mascate, capital, pelas caravanas de camelos, dunas no deserto, praias, tendas de beduínos, mesquitas e mercados de especiarias, conhecidos como souks. "É um roteiro que mistura aventura e cultura", disse Elias. Nos países, ele trabalha em parceria com guias locais.
A segunda expedição, que é para os Emirados Árabes, será realizada de 18 a 28 de novembro. No primeiro dia em Dubai, o grupo vai percorrer o museu de Dubai, o Al Bastakiyah, o forte Al Fahidi e o mercado do Ouro. Pela noite terá um jantar a bordo de um barco típico de madeira. O roteiro inclui ainda fotografias no Burj Al Arab, a partir da praia, ida a uma reserva ecológica para fotografar flamingos e um dia em Abu Dhabi, capital. "Procuro fazer um roteiro com um mix de lugares para fotografar gente, cultura, arquitetura", disse o diretor.
Segundo ele, há clientes que já participaram de 10 expedições fotográficas diferentes. "Existe uma troca muito grande entre os participantes. Isso é muito bom. Um ajuda o outro", afirmou Elias, que sempre dá suporte para os viajantes.
A empresa já realizou mais de 40 expedições fotográficas no Brasil e no exterior. Elias, que é neto de libaneses, nunca viajou ao Líbano, mas conhece diversos países árabes, como Jordânia, Egito, Argélia, Marrocos, além de Omã e Emirados Árabes. "Com certeza pretendo abrir o leque para outros países árabes", disse ele, que deve incluir novos destinos nas expedições. "Amei a receptividade do povo da Jordânia, como do de Omã. Me surpreendi", acrescentou.
Entre as lições que Elias passa aos alunos está o respeito às pessoas, principalmente quando as fotos são de moradores locais. "Meu grande foco é gente, então eu converso muito com as pessoas, tem que ter respeito, paciência e educação, independentemente do país em que você está", afirmou.
Projeto pessoal
A idéia de montar a escola e depois as expedições fotográficas foi um projeto pessoal de Fabio Elias. "Sempre gostei de ir para lugares diferentes", afirmou. A empresa trabalha com diversos destinos exóticos, como Nepal, Tibet, Índia, Vietnã, Laos, Camboja, Tailândia, Zâmbia, Mali, Senegal, Namíbia, entre outros. A Imagens e Aventuras já levou cerca de 400 participantes para 28 países.
Elias é especializado em fotografia documental, natureza e fotografia de viagens. Formado pela School of Visual Arts de Nova York e pelo Center of Photography de Nova York, ele trabalha como free lancer para diversas revistas de turismo.
Contato
Imagens e Aventuras
Tel. +55 (21) 2494-5250
E-mail: contato@imagenseaventuras.com.br.
Site: www.imagenseaventuras.com.br