São Paulo – O “Prêmio Pontos de Memória 2011”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vai reconhecer 48 iniciativas que promovem a preservação da memória social brasileira no País e no exterior. Vão ser premiadas 45 no território nacional, no valor de R$ 30 mil, e três entre comunidades brasileiras no exterior, no valor de R$ 50 mil. As inscrições estão abertas até o dia 27 de novembro. O Ibram é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura.
“Vimos que tem crescido as atividades das comunidades brasileiras no exterior, mas não havia uma iniciativa que estimulasse a ligação destas atividades à memória brasileira nos locais onde elas estão”, conta José do Nascimento Junior, presidente do Ibram. “Já era um desejo antigo nosso poder dialogar com a diáspora brasileira e, a partir desse prêmio, temos a possibilidade de trabalhar com ela”, explica. Esta é a edição de estreia do prêmio.
Entre as atividades que podem concorrer ao prêmio estão a organização de exposições, a promoção da história oral e a recuperação do processo de chegada das comunidades brasileiras aos países em que vivem. “Há uma série de possibilidades, como mostrar os primeiros brasileiros que chegaram àquele país. Estas atividades vão criando elos importantes nessa relação”, afirma Nascimento.
A categoria “Ponto de Memória no Exterior” aceita inscrições de projetos de pessoas físicas, de brasileiro nato ou naturalizado e maior de 18 anos. As inscrições podem ser feitas por indivíduos ou grupos, que podem ou não estar ligados a centros ou instituições culturais. O valor do prêmio deverá ser utilizado para despesas ligadas ao aprimoramento da iniciativa da memória social apresentada pelo candidato na inscrição do concurso.
“Toda diáspora brasileira tem atividades importantes. O Ministério das Relações Exteriores já tem um setor para cuidar dessas comunidades, e a iniciativa do Ibram pode ajudar os projetos dessas pessoas. Nós esperamos que, se der certo, no ano que vem possamos continuar”, declara Nascimento. Segundo o presidente do Ibram, o prêmio é um “trabalho estratégico para um país que vem buscando ter uma presença forte na comunidade internacional”. “Esta iniciativa vem conversar com as atividades de fortalecimento das comunidades brasileiras e também da imagem do País no exterior”, completa.
As inscrições podem ser feitas pelo portal do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br) e também pela página do Ibram (www.museus.gov.br). Mais informações podem ser obtidas no link www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2011/10/Edital-Pontos-de-Memoria.pdf.

