Brasília – O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec), e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vão destinar R$ 30 milhões para financiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação dentro das empresas.
A iniciativa ocorre por meio do lançamento do edital Pesquisa na Empresa (Rhae), que tem por objetivo apoiar a ida de pesquisadores mestres e doutores para as empresas, atendendo aos objetivos do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional e as prioridades da Política de Desenvolvimento Produtivo.
Para receber o financiamento, as propostas devem atender a uma série de critérios, como estar associadas ao desenvolvimento tecnológico de produtos ou processos, visar aumento da competitividade das empresas por meio da inovação, além do incremento e compatibilidade com o setor de atuação. Os proejtos devem ter valor máximo de R$ 300 mil e há três prazos de entrega. O primeiro é 22 de janeiro de 2010 e o último 27 de agosto.

