São Paulo – Os brasileiros estão em busca de alimentos saudáveis, levando aos supermercados do País um grande movimento para atender a nova preferência do consumidor. Essa foi uma das principais tendências do setor supermercadista apresentadas na Apas Show 2023, a maior feira de alimentos e bebidas das Américas que ocorre na capital paulista, e que começou na segunda-feira (15) e se encerra na quinta-feira (18).
O comportamento das compras em supermercados foi assunto de coletiva de imprensa realizada no segundo dia da mostra, na qual Carlos Correa, diretor-geral da Apas, Valéria Rodrigues (foto acima), CEO da Shopper Experience, e Felipe Queiroz, economista da APAS, falaram sobre faturamento do setor, o consumo de supermercados no meio físico e on-line, além de tendências para o varejo alimentar, como a procura por alimentos saudáveis.
“Existe um novo conceito de alimentação que está sendo trabalhado nos supermercados, de alimentação saudável. Ele já está presente nas academias, empórios e lojas especializadas, porém não está ainda de forma organizada nos supermercados,” disse o diretor-geral da Apas durante a coletiva.
Essa busca por uma alimentação mais saudável também foi demonstrada através da pesquisa da Shopper Experience. Entre os anos de 2020 e 2023, o percentual de entrevistados, que procura manter em suas refeições a presença de produtos orgânicos, naturais e pouco industrializados se manteve acima dos 53%.
“No caso dos alimentos orgânicos e saudáveis, temos acompanhado essa tendência muito consistente. Entendemos que, quando mais de 50% das pessoas diz que busca ter uma alimentação saudável ao longo de anos, podemos falar que realmente é um hábito que está sendo incorporado. Acho que essa é a tendência mais forte entre os consumidores”, explica Valéria.
Entre as características mais valorizadas nos alimentos saudáveis estão adição de vitaminas, sem lactose e sem glúten. Indo em direção dessa tendência, foi destinado um bloco da Apas Show para saudabilidade, onde as empresas foram divididas em dois principais grupos: de sabor e produtos funcionais.
“De acordo com os dados de comportamento do consumidor, acho que os dois grupos estão crescendo juntos. O glúten e lactose estão sendo valorizados em mundo que nem todos têm essas restrições, mas como o mercado e a sociedade médica falam sobre isso, as pessoas vão incorporando esses hábitos, assim como foi com gordura trans há 10 anos”, explicou Valéria.
A pesquisa da Shopper Experience também mostrou que houve um aumento da variedade de alimentos orgânicos na cesta de compra. As verduras, legumes e frutas permaneceram nas primeiras posições do ranking. Já o mel, frango/aves e açúcar apareceram no quarto, quinto e sexto lugares, respectivamente.
Apesar do crescimento do interesse por comida saudável, ainda existem dois principais motivos que afastam os consumidores: o preço e dificuldades de encontrar esse tipo de alimentação. Por isso, os varejistas trabalham para que aos poucos consigam diminuir esse afastamento.
Segundo a pesquisa apresentada já é possível ver alguns resultados positivos. De 2022 para 2023, o número de pessoas que citavam preço e dificuldade como motivos para não se alimentar de forma saudável caiu 12% e 8%, respectivamente.
Forma de comprar mudou
Entre as mudanças do comportamento do consumidor nos últimos três anos, também está a forma de fazer as compras de supermercado. Mais de 65% dos entrevistados disseram que fizeram compras on-line em 2023. No ano passado, esse número estava no patamar de 52%. Os maiores aumentos ocorrem entre as classes A e B e o público masculino.
“Durante a pandemia, quando as compras passaram a ser majoritariamente on-line, os supermercados correram para conseguir atender o consumidor de uma forma diferenciada. Eles entendiam que os consumidores iriam recorrer ao e-commerce, mas trabalharam para criar atrativos como uma forma de levá-los também até as lojas físicas”, disse Correa.
Entre as motivações que levam as pessoas a consumirem on-line estão a falta de tempo para ir às lojas físicas, facilidade para comparar preços de marcas, preços mais baratos, agendamento de entrega e maior variedade de produtos.
Em relação à experiência em lojas físicas de supermercados, independentemente da faixa etária, classe social ou gênero, o atributo mais valorizado é o atendimento, seguido de ambiente amplo, conforto térmico, iluminação, tecnologia (otimização do self checkout) e som ambiente.
“Há espaço para todos os tipos de mercado e de consumidores. Com os dois segmentos caminhando simultaneamente. Existem produtos, como, por exemplo, verdura e carne, que as pessoas ainda resistem em comprar no ambiente virtual. Elas gostam de olhar o alface e tomate porque não sabem quais produtos serão selecionados se a compra for on-line. Tem uma desconfiança”, disse Queiroz.
Ao todo, o levantamento da Shopper ouviu 520 pessoas de todas as regiões do país, de forma on-line no mês passado.
Nutrify atende demanda clean label
A Nutrify Real Foods, uma marca da Integralmedica, estava entre os expositores de produtos saudáveis funcionais da Apas Show. A empresa, que foi criada em 2017 para atender uma demanda dos consumidores por alimentos clean label (tendência nutricional mais saudável e consciente), vem crescendo bastante, segundo Erica Zago, gerente de Marketing da Nutrify Real Foods.
Entre os principais produtos da marca estão uma linha voltada para o público vegetariano e vegano e suplementos proteicos, não de origem animal, como o Vegan Tasty. A maioria dos produtos são sem glúten e sem lactose, e todos são sem açúcar. Eles podem ser encontrados no e-commerce da Nutrify e nos parceiros varejistas, que vendem para o Brasil inteiro. Apesar do foco ser o mercado nacional, os produtos também são exportados para países da América Latina, entre eles Colômbia, Bolívia, Uruguai e Chile.
Erica explica que até o ano passado a empresa tinha uma comunicação voltada para médicos e nutricionistas, porque era difícil explicar os valores de um produto clean label para o consumidor final. Além disso, o perfil do público é majoritariamente feminino, entre 18 e 55 anos.
“Trabalhamos muito na educação, informando o consumidor sobre a diferença entre as matérias-primas, das formulações, a escolha pelos alimentos mais naturais e saudáveis.”
Wewi, de refrigerantes orgânicos
Indo na onda de produtos saudáveis de sabor, está a Wewi, primeira marca brasileira a produzir tônicas e refrigerantes orgânicos. Fundada em 2013, atualmente a empresa comercializa 17 itens em todos os estados do Brasil através do e-commerce. A regiões sudeste, sul e nordeste são atendidas pelos grupos parceiros: Pão de Açúcar, Sam’s Club e Santa Luzia.
Iago Rocha, coordenador de Marketing da Wewi, explica que as bebidas são feitas sem conservantes, sem ingredientes artificiais e com matérias-primas (frutas, legumes, etc) que são colhidas respeitando o tempo de colheita de cada uma. A faixa etária do consumidor da Wewi varia entre 25 e 30 anos.
A Apas Show espera receber 120 mil visitas de profissionais do setor.