Omar Nasser, da Fiep*
Curitiba – O relacionamento comercial do Paraná com o mundo árabe está entrando em uma nova fase. Fornecedor tradicional de alimentos para a região, o estado quer diversificar a pauta de exportações, incluindo itens de maior valor agregado e tecnologia.
Um dos setores que vê boas perspectivas é o metal-mecânico. O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos do Paraná (Sindimetal) e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Roberto Sotomaior Karam, está entusiasmado.
O otimismo de Karam nasceu da visita que fez em setembro à Feira Internacional de Damasco, que ocorreu na Síria. Foi a primeira participação do setor metal-mecânico paranaense no evento, suficiente para despertar grande interesse de ambos os lados. Não foram fechados negócios, mas os contatos realizados são considerados preciosos. "Certamente ano que vem estaremos lá novamente".
Entre as empresas árabes contatadas durante a visita estão a Khair Trading, que atua no segmento de máquinas pesadas e tratores; a Zyad Kabbani Metal Trade, que comercializa tubos, a Erbin Center, de autopeças, e a Jalkhi & Company, que trabalha no setor de motores a diesel.
A feira de Damasco não é o único evento no Oriente Médio a despertar o interesse do setor metal-mecânico do Estado. As empresas do segmento pretendem ir também à Feira de Jeddah, na Arábia Saudita, em 2005.
Veículos
São muitas as opções de negócios com os países árabes. O crescimento das exportações de veículos brasileiros para a região está ampliando o mercado de peças de reposição, observa o presidente do Sindimetal.
O Sindicato do qual Karam é presidente conta com duas mil empresas filiadas somente em Curitiba e Região Metropolitana. São desde multinacionais até micro e pequenas empresas. Elas apresentam um leque variado de artigos, que vão de chicotes a eletrodomésticos da linha branca a autopeças, passando por quadros de comando e estruturas metálicas. Alguns dos principais itens exportados são cruzetas, tambores e sistemas de freios (no ramo de autopeças), além de perfilados e móveis de aço.
*Federação das Indústrias do Estado do Paraná

