Isaura Daniel
isaura.daniel@anba.com.br
São Paulo – O Parque Tecnológico do Vale do Sinos quer melhorar sua infra-estrutura e logística inspirado no TechnoPark de Dubai, zona industrial que concentra empresas de tecnologia em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Representantes da Associação de Desenvolvimento Tecnológico do Vale (Valetec), que administra o parque gaúcho, e da Feevale, instituição de ensino superior da região, visitaram o TechnoPark no último mês. A Feevale mantém a Valetec, juntamente com a Prefeitura de Campo Bom, onde o parque está instalado, e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do município.
“A melhoria é uma preocupação constante nossa e ainda mais agora que vimos esta realidade em Dubai”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Feevale, Cleber Cristiano Prodanov, em entrevista à ANBA. Prodanov visitou o TechnoPark acompanhado de outros dois representantes da Feevale e Valetec, além de representantes de prefeituras, câmaras de vereadores, empresários e jornalistas da região do Vale do Sinos e Grande Porto Alegre. A missão foi formada por 14 pessoas com interesse em tecnologia. Elas ficaram um dia em Dubai, na escala do vôo à Índia para uma missão empresarial.
A Feevale como instituição de ensino superior tem cursos voltados para áreas como couro, química fina, mecânica, design, telecomunicações, nanotecnologia e microeletrônica. “Dubai é um grande centro comercial e de entretenimento. Eles estão montando uma base de atração de empresas de tecnologia que vai atender não só os países árabes, mas o Oriente Médio como um todo”, afirma Prodanov. Os integrantes da missão ficaram impressionados com a capacidade de atração de empresas internacionais do TechnoPark. “Eles têm uma infra-estrutura e uma logística muito bem montadas e modernas”, diz o pró-reitor.
Prodanov afirma que o parque é um exemplo de como os árabes estão investindo o dinheiro do petróleo em tecnologia. Ele afirma que foi possível perceber, na visita ao local, como é importante, para um parque tecnológico, ter a presença de empresas âncoras internacionais, as instalações prontas para uso delas e a questão logística boa. Ele lembra que Dubai mesmo já tem uma logística propícia à instalação das empresas. Na Índia, para o qual partiu em seguida e onde ficou por cerca de dez dias, o grupo teve atividades de prospecção comercial, mas também na área de tecnologia.
A Valetec foi criada em 1998 com o objetivo de fomentar o desenvolvimento tecnológico do Vale do Rio dos Sinos, região que fica nas proximidades da capital gaúcha, Porto Alegre, e é conhecida por ser um pólo produtivo de couro e calçados. A Valetec já conta com um parque tecnológico, na cidade de Campo Bom, em uma área de 365 mil metros quadrados. O local já congrega 50 empresas da área de tecnologia, entre elas Astrasand do Brasil, Polly Química, Refrasul, SG Info, BMP-Proar, Netwall Tecnologia, Prisma Compostos Termoplásticos e zNit Informática e Tecnologia.

