Geovana Pagel
São Paulo – Embora as grandes marcas de calçados e acessórios tenham montado os maiores estandes da Couromoda 2004, maior feira do setor na América Latina, foi surpreendente o crescimento da presença e do volume de negócios internacionais fechados pelas pequenas e micro-empresas.
Na edição deste ano, que aconteceu de 13 a 16 de janeiro, em São Paulo, e gerou negócios no valor de R$ 4 bilhões para entregas imediatas e para os próximos 60 dias, as pequenas empresas representaram mais da metade dos 915 expositores.
A Mistique Shoes, de Novo Hamburgo (RS), e a Balboa Shoes, de São Paulo, são exemplos de pequenas fabricantes de sapatos que fecharam importantes contratos de exportação em sua primeira participação na Couromoda.
A micro-empresa Mistique Shoes desenvolve uma linha de sapatos místicos fabricados com sete diferentes motivos (saúde, dinheiro, amor, felicidade, proteção, inveja, e afrodisíaco). “Utilizamos a pirâmide, a pedra principal, a cromoterapia, o ideograma chinês e os cristais de quartzo brasileiro energizados no solado”, explicou o proprietário, Samir Abo Abdo.
A fábrica surgiu em setembro de 2003, quando os primeiros modelos foram apresentados na feira Fenac, em Novo Hamburgo. Imediatamente, a empresa começou a exportar para o Chile, a Argentina e a Europa. “São sete modelos, de sete cores diferentes, o que equivale a 49 opções de sapatos e chinelos”, conta Abdo, que viajou sozinho a São Paulo para expor os sapatos místicos.
De acordo com Abdo, a Couromoda foi o grande tranpolim para as vendas externas. “Fechamos pedidos com a Costa Rica, Panamá, Porto Rico, Guatemala, Cuba, México, Peru, Coréia do Sul, Japão e Itália. Além de contatos com Estados Unidos, Hong Kong, China, Malásia e Índia”, comemora. Ao todo foram 25 mil pares vendidos, com volume financeiro de US$ 800 mil.
“Fiquei muito surpreso com o retorno internacional.O selo Couromoda Exporter colaborou bastante para identificar que estávamos preparados para exportar”, declara.
A venda vai representar quase dois meses de trabalho para os 25 funcionários que produzem 15 mil pares por mês. “Até o final de fevereiro pretendemos atender todos os pedidos, inclusive dos clientes tradicionais do Chile, Argentina e Reino Unido”, garante Abdo.
Contato pessoal
Segundo o empresário, a maioria dos clientes quer conhecer os escritórios da Mistique, ver o procedimento do manuseio das pedras e saber como funciona o processo de fabricação dos sapatos. “Quando tenho clientes comprando nosso sapato, viajo até o país para fazer a apresentação do produto”, explica.
Nos projetos para 2004, está a participação em feiras internacionais, como a WSA em Las Vegas (fevereiro), a GDS na Alemanha (março e setembro) e, possivelmente, alguma feira do setor nos Emirados Árabes Unidos.
“Recentemente fiz alguns contatos telefônicos com empresários de Dubai e eles foram bastante receptivos, tanto pelo fato de ser calçado brasileiro, como pela idéia do sapato místico”, explica.
Sapatos tatuados
Na Balboa Shoes, com fábrica em São Paulo, trinta funcionários produzem de 2 mil a 3 mil pares por mês. A Balboa também é uma das empresas de pequeno porte que investe na fabricação de um produto diferenciado e com grande valor agregado. Desde setembro de 2003, aposta na produção de sapatos com piercing e sapatos tatuados, em parceria com o Led’s Tattoo.
“A idéia de fazer o sapato tatuado surgiu de uma conversa com meu filho Felipe. Ele veio me dizer que estava a fim de fazer uma tatuagem. Aí eu perguntei porque ele não fazia uma tatuagem no sapato. Primeiro ele se espantou, depois achou legal. Fomos juntos ao Led’s, que também gostou da idéia e virou nosso parceiro”, conta o proprietário da Balboa, Eduardo Callaz.
A Balboa produz uma série com 25 desenhos diferentes, mas também atende a pedidos especiais. “Quem quiser colocar um desenho diferente, ou até mesmo uma foto, pode trazer que a gente faz”, garante.
Essa foi a primeira participação da empresa na Couromoda – e já garantiu vendas para Grécia, Israel, Itália, Espanha, Venezuela, República Dominicana, Suriname, Chile e Colômbia. Os pedidos somaram 30 mil pares.
Obviamente, o preço de um modelo exclusivo e personalizado acaba custando mais caro. Para exportação, cada par custa entre US$ 100 e US$ 120. “Acredito que nas lojas vai custar entre R$ 800,00 e R$ 1.000,00”, diz Callaz.
Assim como a Mistique, a Balboa também deve participar da feira alemã (GDS) do setor, em 2004. Maior feira de calçados mundo, a GDS ocorre duas vezes ao ano, março e setembro, em Düsseldorf, na Alemanha. Reúne 1.500 expositores de todo o mundo e mais de 40 mil visitas profissionais. O Brasil participa da feira por meio do Brazilian Footwear, programa de promoção às exportações de calçados, com o apoio da Apex.
Contatos
Balboa Shoes
Enquanto os sapatos não estiverem à venda nas lojas, as encomendas pedem ser feitas por telefone (11) 287.1299 ou e-mail balboa_shoes@terra.com.br, com Felipe.
Mistique
www.sapatomistico.com.br

