São Paulo – Uma clínica particular de Casablanca, no Marrocos, foi a responsável pelo parto que chamou a atenção do mundo nos últimos dias, no qual nasceram nove bebês de uma vez, nônuplos. A mãe é do Mali, próximo ao Marrocos, e foi transferida para atendimento marroquino pelo governo local por seu país não possuir as condições necessárias para o parto raro.
As crianças, cinco meninas e quatro meninos, nasceram no dia 04 de maio com pesos entre 500 gramas e 1,1 quilo. Elas estão sob os cuidados do Departamento de Reanimação Neonatal da clínica, segundo publicou a agência de notícias oficial marroquina, a Maghreb Arabe Press (MAP) com base em informações do diretor médico da clínica, Youssef Alaoui.
A jovem mãe, Halima Cissé, acreditava estar esperando sete bebês, mas foi surpreendida pela existência de mais duas crianças no nascimento. Halima foi recebida na clínica marroquina na 25ª semana de gestação e os nônuplos nasceram na 30ª semana.
O médico Alaoui disse que a equipe está sendo cautelosa. “É um caso que exige toda a expertise e todo o conhecimento técnico da equipe da clínica”, disse ele. Segundo Alaoui, uma equipe multidisciplinar de mais de 30 profissionais foi mobilizada para o parto.
Até o nascimento dos nônuplos, o recorde mundial do Guinness de maior número de crianças que sobreviveram em um mesmo parto era de uma mulher dos Estados Unidos, que deu à luz a oito crianças em 2009. Dois casos de nônuplos foram registrados anteriormente, mas as crianças não sobreviveram. Os filhos de Halima vão ficar no hospital de dois a três meses.


