São Paulo – Os primeiros clientes da Piccadilly no Oriente Médio foram conquistados em 2001. Na época o mercado árabe não representava praticamente nada para as exportações da empresa. Hoje Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Arábia Saudita estão entre os quinze maiores mercados da marca. Sendo que os Emirados estão entre os cinco principais.
Além disso, uma análise anual feita pela diretora de Comércio Exterior da Piccadilly, Micheline Grings Twigger, sobre a participação da empresa em cada país, aponta que 20% dos calçados brasileiros exportados para Omã em 2007 foram da Piccadilly, que também foi responsável por 16,59% das exportações brasileiras de calçados para o Kuwait; 13,28% das vendas para o Bahrein e, ainda, por 11,32% do total de calçados brasileiros exportados para o Líbano. “Estamos considerando as exportações de calçados em geral. Se pudéssemos considerar apenas os sapatos femininos, com certeza esse percentual seria muito maior”, observa a executiva.
De acordo com Micheline, apesar de recente, o mercado árabe é um dos que mais cresce ano a ano. “Nos países da América do Sul, que representam 50% das nossas vendas externas, nossa participação média fica entre 4% a 7% em relação ao total de sapatos brasileiros exportados para a região”, compara.
Para aproximar ainda mais a Piccadilly dos importadores árabes, em abril um de seus representantes viajou para a Arábia Saudita, Omã, Catar e Bahrein. “Ele visitou os clientes, as lojas que vendem nossa marca para saber das preferências por modelagens e cores”, destacou.
Ainda de acordo com a executiva, o reposicionamento da marca Piccadilly tem ajudado a fabricante de calçados femininos a abrir novos mercados de exportação. Somente para este ano a empresa prevê aumentar em 20% os negócios no mercado externo. Com faturamento de R$ 180 milhões e produção de 40 mil pares de calçados por dia, hoje 30% dos sapatos produzidos no país são destinados para a exportação. "A mudança no design e de materiais sintéticos importados da Itália, tornaram a modelagem dos nossos sapatos mais alegre e jovem, o que ampliou nossa a participação neste segmento", avalia.
Famosa por oferecer calçados confortáveis, atualmente a coleção da Piccadilly é direcionada tanto para mulheres clássicas que querem manter um visual moderno, quanto para as mais jovens, que desejam estar no auge da moda, mas não abrem mão do conforto. Com 53 anos, a Piccadilly atua no mercado externo há mais de 40 anos e hoje atende cerca de 80 países. Entre os seus principais parceiros estão: Argentina, Venezuela, Portugal, Grécia e Emirados.
Coleção primavera-verão 2009
Nesta temporada, a empresa desenhou seus modelos apostando na harmonia dos contrastes das cores primárias, sempre com grande intensidade, misturadas e combinadas com a claridade e o brilho dos metais, representados por correntes, pedras e fivelas.
Detalhes simples ligados à natureza e à neutralidade do preto, branco e cinza, aliados ao conforto das matérias-primas inteligentes com a geometria das formas contemporâneas ou as releituras de estilos passados. O item indispensável, que faz toda a diferença nos calçados da Piccadilly, é o conforto, que a cada ano vem representado por novas tecnologias.
Na coleção desfilam sapatilhas, sandálias rasteiras fechadas no calcanhar, plataformas, anabelas em saltos lisos, em cortiça ou madeira, saltos baixos, médios e altos com detalhe metalizado.
Contato
Piccadilly
Telefone: +55 (51) 3549-9600
Site: www.piccadilly.com.br

